Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Começa segunda fase de vacinação contra o sarampo em Nova Iguaçu

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Para ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo, Nova Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 30/11. O público alvo desta vez, são jovens adultos entre 20 e 29 anos. Desde o início da campanha, no mês passado, a procura aos postos de saúde tem sido baixa. A primeira fase foi direcionada a crianças entre 6 meses de idade a 4 anos.

Em Nova Iguaçu, mais de 50 salas de vacina estão fazendo a imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Dia D acontece dia 30/11, quando os mesmos postos estarão abertos no sábado para vacinação deste público alvo.

“É importante enfatizar que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Esse grupo está entre os mais vulneráveis a contrair o vírus, por isso, é fundamental a imunização”, destaca o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto.

Vale ressaltar, que a vacinação contra sarampo será mantida nos postos de saúde mesmo após a campanha para atualização do Calendário Nacional de Imunização para as faixas etárias recomendadas.

O sarampo é uma doença transmitida com facilidade de uma pessoa para outra através da fala, tosse ou espirro. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral, podendo provocar conjuntivite. Ela se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, não podem se vacinar pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos. Quem tem alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, deve informar ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

 

Postos de Saúde com vacinação Sarampo em Nova Iguaçu

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...
WhatsApp chat