Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Prêmio Paulo Freire homenageia projeto educacional da Prefeitura de Nova Iguaçu

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Referência na Baixada Fluminense no atendimento a alunos com distúrbio de comportamento e transtorno de aprendizagem, a Prefeitura de Nova Iguaçu teve seu trabalho reconhecido durante a 1ª edição do Prêmio Paulo Freire, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto “Núcleo Especializado em Atendimento Pedagógico, Um Olhar Inclusivo – NEAP”, da Secretaria Municipal de Educação, foi uma das 72 iniciativas inovadoras promovidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública de ensino escolhidas pela Comissão de Educação da Alerj. Ao todo, 145 projetos foram inscritos.

A entrega do prêmio ocorreu no último dia 14, no salão nobre do Instituto de Filosofia, História e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A homenagem foi recebida pela secretária municipal de Educação, Maria Virgínia de Andrade Rocha, e por profissionais que atuam na Educação Especial do município.

“Somos o único município da Baixada que oferece este tipo de atendimento na rede municipal de educação. O núcleo conta com professores com formação em fonoaudiologia, psicologia, educação física e especialização em educação psicomotora e psicopedagogia. Todos altamente capacitados para lidar com alunos que sofram de distúrbio de comportamento e transtorno de aprendizagem e extrair o melhor de cada um deles”, disse a secretária municipal de Educação, revelando que 180 alunos com este perfil já foram atendidos desde que o NEAP foi implementado, no início do ano.

O Prêmio é uma homenagem a Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu foi um dos premiados na categoria “Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial. Além desta, outras sete categorias premiaram experiências inovadoras na área da educação.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...
WhatsApp chat