Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Banco de sangue do HGNI amplia horário para doações

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vai ampliar o horário de funcionamento em 1h30 na próxima semana. Dos dias 25 a 29 de novembro as doações poderão ser feitas das 7h30 às 14h. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu é aumentar o número de doações para manter o estoque abastecido, principalmente neste fim de ano, quando o número de doadores diminui. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Esta é a segunda vez no ano que HGNI amplia o horário de funcionamento do banco de sangue. Na primeira ação, feita em junho, 164 bolsas de sangue foram captadas na semana, superando a média de 30 doações por dia que são necessárias para manter o estoque abastecido. A expectativa da direção é que mais doadores compareçam ao hospital. “Nós precisamos ter pelo menos 600 doações por mês para suprir a demanda do HGNI, que é um hospital de trauma e atende casos de alta complexidade diariamente”, reforça o diretor médico da unidade, Lino Sieiro.

De acordo com a médica coordenadora do serviço de Hemoterapia do HGNI, Neuza Nakamura, outro objetivo da ação é manter o estoque de sangue abastecido para os feriados de fim de ano. “Estamos realizando essa ação a curto prazo já nos preparando para a época de natal e ano novo, uma vez que o número de doações cai neste período e a demanda de atendimentos aumenta. É sempre bom lembrar que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas”, destaca ela.

Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24h ou comida gordurosa nas últimas 4h. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio): http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais