Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Banco de sangue do HGNI funciona em horário ampliado até esta sexta (29)

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Ainda dá tempo de aproveitar o horário ampliado de funcionamento do banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) para doar e ajudar a salvar vidas. Nesta sexta-feira (29), o Hemonúcleo do hospital receberá os doadores das 7h30 às 14h, como aconteceu durante esta semana. O grande objetivo é aumentar o estoque de sangue para este fim de ano, quando as doações costumam ser menores. A ação faz parte das comemorações pela Semana Nacional do Doador de Sangue.

A campanha teve início na última segunda-feira (25), e, até esta quinta (28), 148 doadores passaram pelo banco de sangue do HGNI e 128 bolsas foram coletadas. Outras 20 pessoas não puderam doar devido a contraindicações médicas. Além de abastecer o hospital, o Hemonúcleo também fornece sangue para a Maternidade Mariana Bulhões. Para manter o estoque abastecido é necessário pelo menos 30 doações por dia, totalizando 600 por mês. A partir da próxima semana, o banco de sangue volta a funcionar das 7h30 às 12h30.

“Buscamos incentivar as famílias que estão acompanhando um paciente internado para trazer amigos e parentes para doar sangue. É de extrema importância para este hospital, que tem uma demanda altíssima de atendimentos complexos e cirurgias, manter o estoque abastecido. Uma bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”, destaca o diretor médico do HGNI, Lino Sieiro.

Lembrando que para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24h ou comida gordurosa nas últimas 4h. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio): http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf.

O banco de sangue do HGNI é o único público da Baixada Fluminense vinculado ao Hemorio. Fica localizado próximo à recepção geral, dentro do próprio hospital, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, Posse, Nova Iguaçu.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais