Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Nova Iguaçu oferece iniciação esportiva para cegos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Associação Urece Esporte e Cultura para Cegos está levando inclusão no esporte para estudantes e moradores de Nova Iguaçu com deficiência parcial ou total da visão. As aulas de Futebol de 5, Goalball, Atletismo e Judô começaram em setembro deste ano e vêm atraindo cada vez mais pessoas e alguns talentos já foram descobertos.

Aos 19 anos, a estudante Ana Clara Souza Henriques de Oliveira, moradora do bairro Ponto Chic, já é medalhista, conquistando prata no Grand Prix de Judô 2019 e na Copa Antônio Tenório, realizada em São Paulo. Com visão parcial das duas vistas, Ana Clara teve acesso ao esporte pela primeira vez através do projeto.

“Tem uns três meses que comecei a treinar e me descobri no Judô. Sempre fiz tudo sozinha, sou independente mesmo com a deficiência, mas não praticava esporte. Quando soube da oportunidade, não tive dúvidas. E para minha surpresa, consegui a medalha de prata e não quero mais parar. Quero ser uma atleta paralímpica profissional”, garante Ana Clara, que também pratica no projeto o Goalball, modalidade esportiva de futsal adaptado para cegos.

Segundo o presidente da Urece, Anderson Dias da Fonseca, ex-jogador da seleção brasileira de Futebol de 5, a ideia é incluir nas modalidades disponíveis em Nova Iguaçu, também a natação. Atualmente cinco iguaçuanos já participam do projeto.

“Essa é uma parceria muito esperada que vai dar a oportunidade aos iguaçuanos cegos o acesso a iniciação esportiva. Quanto mais modalidades disponibilizadas, mas pessoas poderão participar. Ano passado fizemos uma capacitação com professores de educação física da rede municipal para que possam dar aulas nas escolas aos estudantes com baixa visão e cegos”, afirma Anderson.

As aulas são gratuitas e acontecem no Centro Olímpico, no bairro de Moquetá. Por conta das férias, as atividades estão em recesso e serão retomadas a partir do dia 7 de janeiro de 2020. Para mais informações, os interessados em participar podem entrar contato pelo telefone 989017338.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais