Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Urbanista Vicente Loureiro lança livro em Nova Iguaçu

As crônicas que o urbanista Vicente Loureiro, 65, escreveu no Mais Baixada, coluna veiculada no Jornal EXTRA, ao longo de sete anos, foram transformadas em livro, que chega às livrarias este mês. Em “Prosa urbana”, o arquiteto e atual conselheiro da Agetransp fala, numa linguagem acessível ao grande público, sobre temas que vão desde o conceito básico de cidade, passando pela governabilidade da metrópole, até os caminhos do futuro e os direitos de pedestres e de cada cidadão.

O livro, que será lançado no dia 15, às 19h, no Centro Social São Vicente, no Centro de Nova Iguaçu, mostra o que Loureiro viu no trajeto diário entre a sua casa e o trabalho.

— Sempre escrevi sobre temas de interesse comum da região. É uma abordagem sobre as metamorfoses que as cidades estão sofrendo no Brasil e no mundo — explica Vicente Loureiro.

Arquiteto, com doutorado em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Vicente Loureiro exerceu cargos na administração pública por mais de 36 anos. Atuou como secretário do Estado do Rio de Janeiro e também como secretário de cidades, como, por exemplo, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi. Em 2014, passou a comandar a Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, órgão responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A mobilidade urbana é um dos assuntos prioritários para o arquiteto. Morador de Nova Iguaçu, Vicente Loureiro vê que os ônibus têm um peso maior na locomoção das pessoas não apenas na cidade onde mora, mas em toda a Baixada. Para ele, é preciso que um passo importante seja dado no planejamento das cidades.

— É preciso racionalizar as linhas de ônibus, mas falta decisão política e interesse dos empresários do setor. É preciso, por exemplo, diminuir o número de veículos nos centros das cidades — afirma o urbanista.

Fonte: Jornal Extra
Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais