Contato: redacao@novaiguacuonline.com
Iguaçuanos aproveitam último Dia D contra o sarampo para tomar a vacina

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo teve neste sábado (7) seu terceiro e último Dia D. Em Nova Iguaçu, mais de 50 postos de imunização abriram as portas. Além disso, os Ônibus da Saúde da Prefeitura auxiliaram no atendimento à população.
Dois dos coletivos estacionaram na Praça Rui Barbosa, no início do Calçadão, um dos maiores centros comerciais do estado do Rio. À medida que o comércio abria as portas e os consumidores iam às compras, muitos aproveitavam a oportunidade para tomar a vacina. Este foi o caso de Manoel Augusto Almeida, de 56 anos, e Rosana Emiliano, de 55, que mora no Centro de Nova Iguaçu.
“Estávamos indo comprar um presente para uma festa de aniversário que iremos mais tarde e aproveitamos para tomar a vacina”, diz Rosana.
Manoel explica que ele e a esposa trabalham confeccionando e vendendo salgados durante toda a semana, o que torna difícil ir em um posto de saúde. Eles souberam que o ônibus também esteve estacionado na praça, no sábado anterior (29), mas chegaram ao local após o encerramento do atendimento. “Minha esposa viu no site da Prefeitura e viemos aqui, mas já era mais de 17h. Como hoje era o Dia D, viemos tomar a vacina e agora vamos às compras.”
O bancário Alex Farias Ataliba, de 37 anos, explica que por conta do horário de trabalho coincidir com o de funcionamento dos postos de imunização não pôde tomar a vacina antes. Neste sábado ele esteve no Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos.
“Trabalho com o público e tenho uma filha de seis meses em casa, a Maria Antônia. Doenças de antigamente estão voltando e o sarampo é uma delas. Não posso colocar em risco a minha família”, disse Alex, que irá levar o bebê para tomar a vacina na segunda-feira (9).
Em Nova Iguaçu este ano, foram confirmados 39 casos da doença. No ano passado foram 21 casos. A vacina também está disponível durante a semana nos postos de saúde, que ficam abertos das 8h às 17h. É gratuita e para se vacinar é preciso apresentar documento oficial com foto e a caderneta de vacinação, caso tenha. A mobilização nacional contra o sarampo vai até 13 de março.