Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Nova Iguaçu adota medidas no trânsito para bloquear o avanço do coronavírus

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Em portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do município (25), a Prefeitura de Nova Iguaçu decidiu que ônibus, vans e similares que transportam passageiros na modalidade regular, turismo e complementar, assim como táxis e veículos a serviços de aplicativos não poderão circular com as janelas fechadas e aparelhos de ar condicionado ligados. Os veículos com as janelas que tenham o vidro selado estão fora desta exigência. Essa é mais uma medida da Prefeitura na prevenção e enfrentamento para evitar a propagação do coronavírus Covid-19.

Outra decisão da prefeitura para evitar o contato entre as pessoas é a suspensão do transporte de passageiros em motocicletas. Já ônibus, vans e similares do sistema intermunicipal de passageiros oriundos do município do Rio, assim como táxis e veículos de transporte alternativo, ficam proibidos de entrarem em Nova Iguaçu.

Também foi determinado que os ônibus dos sistemas municipal e intermunicipal só vão poder circular com passageiros sentados. Ainda será exigido que as empresas de ônibus que operam as linhas municipais realizem a higienização e desinfecção dos veículos antes do início da operação da frota. Veículos que forem flagrados não cumprindo as exigências, serão parados e impedidos de prosseguir a viagem.

“Só estarão liberados desta proibição os veículos que não estejam transportando passageiros. Em relação ao transporte com motos, o uso do capacete e o contato físico contribui para a propagação de contágio pelo coronavírus. Também estamos limitando o número de dois passageiros por vez transportados nos táxis e transporte de aplicativos”, comentou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Leonardo Callijão.

Motorista de ônibus há 22 anos, Vilmar Barreto Gouveia, de 63, já trabalha com as janelas abertas e com uma garrafa de álcool em gel ao lado do volante. Para ele, a medida vai evitar a propagação do vírus.

“Veículo fechado acaba aumentando a possibilidade de transmissão dessa doença. Não podemos brincar com a saúde. Esse vírus mata e agora teremos um veículo mais arejado”, comentou ele.

A decisão de limitar o número de pessoas dentro de um veículo agradou a autônoma Fátima Maria de Sá, de 61 anos. “Quanto menos contato melhor. É hora de pensar primeiro nas pessoas e não passar adiante esse vírus”, disse a moradora de Jardim da Viga.

Outras medidas tomadas pela tomada pela Prefeitura no combate ao coronavírus Covid-19:

– Situação de emergência decretada até 30 de março

– Escolas e creches fechadas neste período

– Hospital Geral de Nova Iguaçu e Maternidade Municipal Mariana Bulhões: visita ao paciente restrita a uma pessoa por dia

– Suspensão de cirurgias eletivas;

– Redução de 50% da capacidade de lotação dos ônibus.

– Proibição da circulação de ônibus de turismo no município.

– Prova de vida dos servidores inativos da Prefeitura de Nova Iguaçu suspensa por 15 dias, assim como todo atendimento do Instituto de Previdência de Nova Iguaçu (Previni);

– Concursos da Guarda Municipal e seleção de estagiários Procuradoria Geral do Município adiados;

– Programas, projetos, atividades e capacitações oferecidas Prefeitura de Nova Iguaçu suspensas;

– Equipamentos públicos como a Casa de Cultura, Vila Olímpica e o Centro Olímpico fechados.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais