Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Instituição faz campanha por doações em Nova Iguaçu

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Desde que o município de nova Iguaçu entrou em quarentena, como medida para evitar a propagação do novo coronavírus, Sérgio Duarte, de 59 anos, catador de materiais recicláveis, assim como outros trabalhadores informais, viu a renda diminuir. Mais ainda.

— Ganhava de R$ 60 a R$ 100 por semana com a venda de material no ferro-velho. Agora, caiu muito a venda. A gente depende dessas doações — afirma Sérgio, que frequenta a Casa da Solidariedade há 13 anos, desde que ela foi criada.

É na Casa da Solidariedade, uma casa de passagem mantida pela Cáritas Diocesana de Nova Iguaçu. Desde a quarentena, o número de pessoas que buscavam o local para se alimentar aumentou em quase 40%. Com isso, a instituição começou uma campanha para arrecadar mais doações de alimentos, explicou a coordenadora da Casa da Solidariedade, Andreia Florêncio:

— Antes, a casa funcionava das 9h às 16h, e eles podiam descansar após o almoço. Desde o início da quarentena, mudamos o horário e agora funciona das 8h às 13h.

Outra mudança percebida pela casa é a quantidade de idosos buscando alimentação. Algumas família chegaram a pedir cestas básicas. Entre as doações, o local está recebendo alimentos, água, materiais para higiene pessoal e roupas.

O comerciante Carlos Oliveira, de 22 e depois de saber da campanha por uma cliente:

— Ela encomendou carne no meu açougue e falou da campanha. Decidi doar também. Em meio a tanto caos, com tanta gente passando necessidade, a gente tem que ajudar o próximo.

As doaçoes à Casa da Solidariedade também podem ser feitas por transferência bancária pelo Banco Santander. Agencia:1521. Conta corrente: 13000141-9 CNPJ: 28.732.246/0024-63

MPF faz recomendação a nove prefeituras da Baixada

O Ministério Público Federal expediu uma recomendação às prefeituras de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, Japeri, Paracambi e Queimados, para que elas estabeleçam um protocolo de atendimento, assistência, prevenção e acolhimento de grupos sociais em situação vulnerável, sobretudo as pessoas em situação de rua, em favelas e em comunidades em situação precária diante da pandemia do novo coronavírus.

A medida também pede o funcionamento regular dos equipamentos e serviços públicos e a adoção de uma estrutura de atendimento que valorize o direito à informação e ao acolhimento.

O procurador da República Julio José Araujo Junior explica que o MPF vai avaliar as informações apresentadas pelos municípios que receberam a recomendação:

— Na recomendação, tem cobrança de medidas positivas e proativas em relação às favelas, às populações de situação de rua, às comunidades de periferia. Nesse contexto, a partir da avaliação do que foi feito e abordado, e das informações que forem trazidas, o MP poderá tentar algum tipo de medida mais grave de responsabilização dos agentes ou de cobranças de medidas concretas.

Ele ressaltou ainda que a grande preocupação da recomendação, expedida no último dia 20, era que fossem adotadas medidas repressivas contra essas pessoas:

— Uma das preocupações era que uma portaria dos ministérios da Saúde e da Justiça não fosse encarada como uma medida repressiva que levasse a polícia ou os poderes do estado a gerar arbitrariedades na abordagem de pessoas.

Carlos doou carne à campanha da Casa da Solidariedade
Carlos doou carne à campanha da Casa da Solidariedade Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus, mudou o Centro Pop (espaço que atende pessoas em situação de rua) para a Vila Olímpica, um espaço físico mais amplo, onde as pessoas recebem kits com lanches e produtos de higiene, podem tomar banho e também recebem almoço.

Fonte: Extra

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais