Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Congresso ilumina torres para lembrar o holocausto

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

As torres do Congresso Nacional serão iluminadas, nesta segunda-feira (20), com a projeção das frases “Holocausto Nunca Mais – Solidariedade Salva Vidas”. De acordo com Senado, a iniciativa remete aos 6 milhões de judeus assassinados pelo nazismo, e pretende passar uma mensagem de esperança ao país no momento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A projeção ocorrerá das 19h15 às 23h15 e faz parte de ação da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para lembrar o Dia do Holocausto e do Heroísmo (Yom HaShoá VehaGvurá, em hebraico).

É o terceiro ano em que o Congresso Nacional participa da iniciativa. A primeira projeção, em 2018, foi solicitada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), atual presidente do Senado.

Segundo a Conib, além da preservação da memória, a data alerta toda a humanidade sobre o que foi a máquina de morte concebida pelos nazistas e as consequências na psique humana.

Holocausto

O Holocausto é considerado por muitos historiadores como o maior crime já cometido contra a humanidade

A palavra holocausto tem origem grega (holókaustos) e latina (holocaustum), e na história antiga nomeava o sacrifício religioso de animais pelo fogo. Após a Segunda Guerra Mundial, o termo ganhou um novo significado, segundo o Dicionário Priberam, editado no Brasil e em Portugal, “homicídio metódico de grande número de pessoas, especialmente judeus e outras minorias étnicas, executado pelo regime nazista”.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais