Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Nova Iguaçu amplia acolhimento psicológico aos funcionários

A pandemia do novo coronavírus modificou a rotina dos profissionais da saúde de Nova Iguaçu que atuam na linha de frente do atendimento aos paciente da Covid-19. Para auxiliá-los nesta luta diária e também preocupada com a saúde mental de cada um, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ampliou o acolhimento feito por psicólogos na rede de urgência e emergência, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e as Upas de Vila de Cava, Comendador Soares, Austin e Patrícia Marinho. As consultas acontecem presencialmente, em cada unidade, e em alguns casos, pela internet.

“Em muitas ocasiões, o estresse, o cansaço, a ansiedade e o medo aparecem em quem está na linha de frente. Por isso, há psicólogos em unidades para acolher e cuidar destes funcionários com assistência especializada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto, que elogiou o trabalho, desde a equipe médica ao administrativo. “São verdadeiros heróis unindo forças e dedicados a salvar vidas”.

No HGNI, desde abril, já foram realizados cerca de 80 atendimentos, destes, doze, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e do setor do laboratório, estão em acompanhamento. “Observamos que havia uma grande quantidade de funcionários preocupados com a doença. Então, decidimos intensificar o trabalho psicológico com eles”, explica a coordenadora de psicologia, Ana Claudia Bello.

A psicóloga Dayane de Oliveira, de 27 anos, que atende na Unidade 24h de Vila de Cava, na unidade de Vila Operária e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância desta iniciativa. “Esse acolhimento aos profissionais é muito importante, pois cuida de quem está diretamente lidando com o sofrimento do paciente e da família. Tem sido um trabalho fundamental para que esses profissionais possam falar sobre suas angústias e sofrimentos”.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais