Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Covid-19: Cartórios de Nova Iguaçu registram 99 mortes a mais que o boletim oficial do Governo do Estado

Declarações de óbito registradas em cartório apontam 99 mortes por coronavírus a mais no município de Nova Iguaçu do que o número divulgado oficialmente pelo governo estadual. O dado é divulgado no Portal da Transparência da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), que representa profissionais que atuam em cartórios de registro civil em todo o país.

Os dados apontam que, em 14 de junho, o município possuía 377 declarações de óbitos que tinham como causa a covid-19 —os atestados incluem casos confirmados e suspeitos da doença. Para a mesma data, os números fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro eram de 278 mortes.

Nas declarações de óbito, a covid-19 pode constar como causa da morte mesmo se for uma suspeita, sem ainda contar com confirmação de exames de laboratório. Se houver menção a alguma outra doença, como pneumonia, SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), insuficiência respiratória, a morte não constará no portal da Arpen como sendo pelo novo coronavírus. Os dados do portal não indicam quantas das declarações de óbito por covid-19 são por casos suspeitos ou confirmados.

Certidões de óbito podem ser retificadas caso exames, posteriormente, comprovem ou descartem o novo coronavírus como causa da morte. A Arpen, porém, diz que raramente familiares voltam ao cartório para alterar a informação.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que “a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios”. A pasta também afirma que, “em conjunto com as vigilâncias municipais, realiza revisão epidemiológica de casos de maneira permanente”. A secretaria, porém, não esclarece a diferença entre o número de declarações de óbito e o de mortes anunciado oficialmente.

Já a Secretaria Municipal de Saúde atribui a diferença ao registro pelos cartórios de pessoas que não residem no município — números que aproximam-se, de fato, da diferença verificada. A prefeitura informou também dados do Cemitério de Nova Iguaçu, onde o mês de maio foi o de mais óbitos pelo novo coronavírus, número que bate com os registrados oficialmente.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais