Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Uerj oferece atendimento on-line

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Criado em 1986, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é referência em prevenção, pesquisa e tratamento no campo das toxicomanias. Por ano, vem atendendo de 900 a 1.500 pessoas com dependência química. No entanto, com a pandemia de Covid-19 e o necessário isolamento social, as atividades tiveram de ser interrompidas. A boa notícia é que agora em julho, porém, retornam com o atendimento on-line gratuito, tanto a pacientes novos quanto aos antigos.

Para o diretor do Nepad, Paulo Telles, o momento de excepcionalidade provocado pela crise sanitária fez a equipe despertar para o uso da tecnologia.

 Era muito ruim estarmos parados desde março. Dependendo da resposta dos pacientes, poderemos até manter o atendimento on-line a quem preferir, não deixando de lado o presencial, como era feito antes da pandemia – explica o psiquiatra.

Os interessados devem enviar um e-mail para atendimentoonlinenepad@gmail.com informando a intenção de iniciar o tratamento e especificando o tipo de dependência química.  O médico esclarece que a identidade de todos será preservada.

Não é preciso revelar o nome, pode-se usar apenas um apelido – diz Telles, acrescentando ainda que muitos deixam de procurar ajuda por medo ou vergonha.

Por esse motivo, o atendimento on-line não será feito por WhatsApp.

Enviaremos um link para o acesso. Assim, nem o telefone do paciente e nem o do profissional ficam expostos. Na hora, a pessoa escolhe se quer ativar a câmera ou não – afirma.

Ligado ao Centro Biomédico, o Nepad atende a indivíduos com problemas relacionados ao uso de drogas como álcool, cocaína, crack, maconha, tabaco, etc. A equipe de 13 profissionais conta com quatro psicólogos e nove servidores da Uerj, que auxiliam no processo de acolhimento e suporte aos pacientes.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais