Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Nova Iguaçu lança primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti), está lançando o Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI Nova Iguaçu). Os cursos de Programação de Games, Criação de Aplicativos, Robótica e Web Design estarão disponíveis para alunos de instituições de ensino da cidade a partir de novembro, no Shopping Nova Iguaçu, que cedeu uma loja de 250m², sem custos para os cofres públicos. O objetivo é a popularização da ciência e tecnologia na formação de habilidades digitais, qualificação no desenvolvimento de produtos funcionais, fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de projetos de inovação.

O espaço CVTI Nova Iguaçu contará com coworking, sala multimídia e auditório, e oferecerá 1.200 vagas nos cursos, que serão presenciais somente quando houver liberação pelas autoridades médicas e sanitárias. Além disso, o projeto inclui uma incubadora de startups, que serão selecionadas através de chamada pública. O edital avaliará interessados em desenvolver projetos que atendam os seguintes critérios: desenvolvimento de tecnologia assistiva, de produtos ou serviços que solucionem questões específicas do município de Nova Iguaçu, bem como problemas sociais e redução de desigualdades. Os 12 projetos selecionados serão incubados ao longo de 12 meses, e, neste período, será disponibilizado livre acesso às instalações físicas e equipamentos do CVTI Nova Iguaçu, bem como monitorias direcionadas e suporte técnico-gerencial para o desenvolvimento das startups.

Este será o primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro. Com o projeto, a Prefeitura de Nova Iguaçu conquistou o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae/RJ, na categoria Inovação e Sustentabilidade em 2018. Os recursos para implantação foram liberados via emenda parlamentar do Congresso, no valor de R$ 1,5 milhão. A contrapartida do município é apenas a adequação do espaço, que foi cedido gratuitamente pelo Shopping Nova Iguaçu e terá as obras iniciadas em setembro deste ano.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais