Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Após reclamações, Empresa Alto Minho perde linhas de ônibus em Nova Iguaçu

Depois de perder em 2016 a concessão das linhas municipais de Nova Iguaçu, após a implantação do novo sistema de transporte municipal, a empresa de ônibus Transportes e Turismo Alto Minho volta a perder a concessão das suas linhas intermunicipais ligando Nova Iguaçu aos municípios de Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis.

Com a determinação do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), ocorrida nesta quarta-feira (02), as últimas cinco linhas restantes da empresa serão operadas por outras concessionárias.

VIAÇÃO SÃO JOSÉ
Viação São José assume as linhas da Alto Minho para Belford Roxo. Foto: Reprodução da Internet

Conforme portaria 1.547, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A partir da 0h do próximo sábado (05/09), as linhas 600I Nova Iguaçu x Belford Roxo (via Cosmorama/BNH), 601I Nova Iguaçu x Belford Roxo (via Nilópolis) e 602I Nova Iguaçu x Belford (via Cosmorama/Nilópolis) passam a ser operadas pela empresa Viação São José.

EVANIL
A Evanil irá operar as linhas do bairro Santo Elias e Jacutinga. Foto: Reprodução da Internet

Já as linhas 661I Nova Iguaçu x Vila Emil (via Santo Elias) e 663I Nova Iguaçu x Jacutinga serão operadas pela Evanil Transportes e Turismo.

De acordo com o Detro, a medida é decorrente das reclamações quanto à qualidade do serviço, principalmente referentes ao mau estado de conservação dos ônibus e descumprimento de horário, além do não atendimento das inúmeras solicitações para regularizar a situação da frota, assim como de questões operacionais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

A intervenção tem caráter emergencial e prazo de 365 dias. Caso, neste período, a Transportes e Turismo Alto Minho comprove regularização de todas as questões apontadas, a medida pode ser revista. Não há alteração no valor das tarifas, que estão mantidas em R$ 4,05.

Uma das mais antigas

Com a intervenção do Detro, uma das mais antigas empresas de ônibus de Nova Iguaçu pode estar perto de fechar. Apesar de não determinar o fechamento da empresa, a autarquia pede também a baixa dos registros dos veículos, impedindo que a Alto Minho possa operar linhas.

ALTO MINHO
Um dos micros verdes. Foto: Reprodução da Internet

Com sua garagem no bairro de Juscelino, a Alto Minho foi fundada em 1973 por Antônio Henrique Teles Botelho e faz parte de um grupo originado na extinta Nova Iguaçu Turismo e Viação (Niturvia), fundada três anos antes. Era conhecida pelos micro-ônibus de cor verde que circulavam principalmente pelo Centro de Nova Iguaçu. Com o passar dos anos expandiu a sua operação para os municípios de Mesquita e Nilópolis. Em 2016 a Prefeitura de Nova Iguaçu implanta um novo sistema de transporte municipal, obrigando as empresas a se unirem em consórcios. Por não se adequar aos procedimentos licitatórios, a Alto Minho perdeu as suas linhas municipais.

Enfrentando problemas financeiros, a empresa passa por uma grave crise, que foi se agravando a partir de 2017. Nos últimos anos, as queixas dos usuários contra a empresa aumentaram. Sem manutenção, os ônibus enguiçavam com mais facilidade. Sem ônibus nas ruas e com dívidas cada vez maiores, a empresa perde a concessão das suas últimas linhas.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais