Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Ex-prefeito de Nova Iguaçu tem candidatura a vereador cassada pela justiça

A 23ª Promotoria Eleitoral do Ministério Público Eleitoral (MPE) obteve nesta quarta-feira (21), o deferimento do pedido formulado na ação de impugnação ao registro de candidatura do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Luiz Lindbergh Farias Filho, ao cargo de vereador do município do Rio de Janeiro nas Eleições 2020. O ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão, junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

O requerimento do Ministério Público Eleitoral teve base na condenação de Lindbergh à suspensão de seus direitos políticos, no escopo do processo nº 0016201-02.2010.8.19.0038, em decisão colegiada proferida em 5 de dezembro de 2019, pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, em razão de ato de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e/ou enriquecimento ilícito.

A citada condenação tem origem em ação civil de improbidade administrativa, em face de Lindbergh, onde restou apurada a realização de propaganda pessoal antecipada, nas eleições de 2008, no município de Nova Iguaçu, por meio de veiculação em caixas de leite distribuídas à população de baixa renda, nas quais, além do uso do logotipo estilizado e das cores da prefeitura local nas embalagens, a promoção pessoal foi ainda mais evidenciada nas ‘cadernetas-sociais”, distribuídas para cerca de 6 mil famílias da cidade, para o controle do recebimento periódico do leite por cada uma delas. Dessas cadernetas constava o nome do então prefeito, Lindbergh Farias, que tentava a reeleição para o cargo no pleito daquele ano.

Lindbergh ocupou o cargo de prefeito de Nova Iguaçu entre os anos 2005 e 2010.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais