Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Detran realiza ação online pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Moskow

Detran realiza ação online pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

15 de novembro de 2020

Neste domingo (15/11), terceiro domingo do mês de novembro, é realizado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Nas redes sociais, o Detran fará ações de conscientização com a apresentação de depoimento de vítimas e seus parentes que passaram por este sofrimento. Os vídeos serão postados durante a semana nas páginas do Detran no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. 

Neste ano, com a pandemia da Covid-19, os números de vítimas de acidentes reduziram bastante. Na comparação dos últimos três anos, até por causa do período de quarentena, 2020 registrou a menor quantidade de pessoas que sofreram com acidentes. O total de janeiro a setembro deste ano foi de 13.456, enquanto no mesmo período do ano passado foram 22.020 e em 2018, 21.725. As quedas em relação aos primeiros nove meses de 2019 e 2018 foram, respectivamente, de 39% e 38%. 

– Na pandemia, todo mundo esteve aberto a adotar novos hábitos para preservar a vida. No dia a dia do trânsito deve ser a mesma coisa. São pequenas ações, como desligar o celular, usar o cinto de segurança, inclusive nas crianças, manter distância do veículo da frente e andar dentro do limite de velocidade, que muitas vezes fazem a diferença e preservam a vida – defende o presidente do Detran, Adolfo Konder. 

O Detran tem reforçado o seu papel educativo e realizado campanhas para a preservação da vida no trânsito. No Maio Amarelo, ação mundial que chama atenção para a direção defensiva e bons hábitos no trânsito, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida!”, propôs pequenas mudanças de hábitos no dia a dia para salvar vidas também através das redes sociais.

 – É preciso sempre ressaltar aos condutores e pedestres os cuidados que precisamos ter na rua. Com aparelhos eletrônicos, por exemplo. Hoje os celulares e seus aplicativos nos grudam às telas. O hábito de usar fones de ouvido também tira a nossa atenção do que se passa ao redor. São novidades com que precisamos tomar cuidado ao dirigir, ao atravessar a rua. E são pontos de atenção que todos os atores do trânsito devem ter: pedestres, motoristas, ciclistas, skatistas. Enfim, todos os que vão à rua – ressaltou o coordenador de Educação do Detran, Rodrigo Varejão.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 para alertar as pessoas sobre o alto número de mortes decorrentes de acidentes em vias das cidades e estradas.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais