Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

É lei: Concessionárias deverão divulgar nas faturas os telefones para denúncia de violência doméstica

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Concessionárias de serviços públicos essenciais – água, energia elétrica e gás – estão obrigadas a divulgar nas faturas os números de emergência úteis, em casos de ocorrência de violência doméstica e familiar. É o que determina a Lei 9.098/20, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19/11).

A lei estabelece que também sejam disponibilizados endereços de locais especializados no acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. A exceção são para abrigos para aquelas que correm risco de vida, dada a necessidade de manutenção do sigilo das unidades destinadas a elas. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo.

“A sanção da lei é importante para aumentar a divulgação dos telefones de emergência, para que as mulheres tenham amplo conhecimento de onde podem pedir ajuda. Sabemos que a convivência mais próxima dos agressores nesse período de isolamento social corroborou para o aumento dos casos de feminicídio. Muitas mulheres que sofrem com esses agressores são impedidas de sair, ou nem sabem a quem recorrer. Espero que, com os contatos nas faturas, mais vítimas possam denunciar”, disse Rosenverg Reis.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais