Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Governador em exercício e prefeito eleito do Rio anunciam trabalho em parceria

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Philippe Lima

Governador em exercício e prefeito eleito do Rio anunciam trabalho em parceria

1 de dezembro de 2020

 

O governador em exercício Cláudio Castro recebeu nesta quinta-feira (01/12), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, para tratar de forma integrada sobre temas importantes para o Rio de Janeiro. Eles anunciaram um trabalho em parceria para questões como o combate à Covid-19, a segurança pública e o saneamento.

 

Segundo Cláudio Castro, o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e o futuro secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, já se reuniram para ajustar medidas contra a pandemia.

 

– Vamos atuar em parceria, precisamos fiscalizar o cumprimento das restrições em conjunto. A Secretaria de Estado de Saúde vai iniciar o programa de ampliação de testagem para a Covid-19, ainda esta semana, em Centros de Diagnóstico Precoce (CDP). A proposta é que as pessoas sejam testadas o quanto antes para que possam receber os cuidados necessários e cumprir isolamento, minimizando a propagação do vírus – ressaltou o governador em exercício.

 

Inicialmente serão abertos três centros, com capacidade para 1,5 mil testes por dia: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda. A ideia é estender para mais unidades a partir da semana que vem. Os testes RT-PCR serão agendados pelo aplicativo Dados do Bem. Além disso, o governo está ampliando o número de leitos de UTI: mais 150 leitos nos próximos 15 dias, além dos 112 que já foram abertos.

 

– Estamos fiscalizando duramente os eventos e abrindo leitos. Estou conversando a todo momento com representantes de shoppings e restaurantes para que essa fiscalização e a questão da higiene sejam intensificadas. Os estabelecimentos que não cumprirem as normas serão multados e até fechados. A população precisa colaborar, as pessoas precisam ter a consciência e continuar usando máscara e mantendo o distanciamento social – observou Castro, ressaltando que na última semana a Secretaria de Estado de Defesa Civil realizou 41 interdições. 

 

O prefeito eleito Eduardo Paes defendeu que é preciso fazer com que as medidas já estabelecidas sejam cumpridas.

 

– Defendo que a gente implemente medidas que possam ser cumpridas pela população. Não me parece que o lockdown é a medida adequada para esse momento, nós temos que fazer as restrições que já foram colocadas. Sou defensor da abertura de leitos em hospitais já existentes – destacou Eduardo Paes.

 

O prefeito eleito afirmou ainda ter conversado com o governador em exercício sobre uma maior aproximação entre a Guarda Municipal e as forças de segurança do estado. O objetivo é estabelecer uma parceria no patrulhamento ostensivo da cidade.

 

Outra questão debatida entre Paes e Castro foi a volta às aulas em 2021. Segundo o prefeito eleito, assim que for designado o novo secretário municipal de Educação, as decisões sobre retomada das aulas serão alinhadas com o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais