Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Alerj vota projeto que dá benefício a curados da Covid-19 que doarem plasma sanguíneo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (01), em discussão única, o projeto de lei 2.725/20, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que garante meia entrada em eventos culturais e esportivos curado da Covid-19 que doarem plasmas sanguíneos. Caso receba emendas, poderá voltar às comissões para nova análise.

A proposta garante ao doador o certificado “amigo da saúde”, a ser emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este documento comprobatório será a garantia meia entrada. A realização da doação de plasma sanguíneo deverá obedecer a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A pessoa curada dessa doença desenvolve anticorpos em seu plasma que podem auxiliar no tratamento de outros pacientes com formas graves da Covid-19. Com incentivo, mais pessoas curadas podem ser estimuladas a se voluntariarem para doar”, justificou Rosenverg.

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou, em abril, os testes com plasma sanguíneo em pacientes em estado grave com Covid-19. Esse tipo de terapia foi a mesma utilizada em epidemias, como a de H1N1.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 60 anos, comprovar que tenha tido covid-19 e estar curado há pelo menos 14 dias.

Projeto na íntegra

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais