Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Concurso vai premiar cafés especiais fluminenses

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Divulgação

Concurso vai premiar cafés especiais fluminenses

5 de dezembro de 2020

 

Com o apoio das secretarias estaduais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, a Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj) realiza nos meses de dezembro e janeiro o IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro. A edição será on-line, e o envio das amostras de cafés, pelos Correios.

 

O objetivo do concurso é incentivar no estado a produção de cafés especiais, que são aqueles grãos cultivados e colhidos em condições excepcionais. O café será submetido à análise de especialistas, que usarão a metodologia de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Utilizado mundialmente, o modelo permite notas mínimas a partir de 80 e máximas de 100 pontos.

 

A primeira etapa do concurso já começou, e os produtores têm até a próxima segunda-feira (7/12) para envio das amostras. O evento principal será no dia 23 de janeiro, com as premiações, leilão virtual dos dez cafés finalistas e rodada de negócios com os melhores produtos selecionados na etapa classificatória.

 

– Nosso estado tem potencial para ampliar sua produção de café, principalmente dessas safras especiais. A Secretaria de Agricultura vem trabalhando para fomentar essa produção com os recursos do Agrofundo e também oferecendo apoio técnico desde o pequeno ao grande produtor, por meio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio. O café do nosso estado é de grande qualidade e ajuda a movimentar a agricultura fluminense – destaca o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

 

O produtor Manoel Felipe Medeiros de Faria, de 33 anos, cultiva cafés em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. Ele é o responsável pela Fazenda Pinheiro, que está participando do concurso e que recentemente ficou em segundo lugar na categoria Melhor Café Torrado para Expresso em outra competição. 

 

– Minha família sempre foi produtora de café, e há três anos começamos a produção de café especial também. Hoje já conseguimos cafés notáveis e com ótima qualidade. O diferencial do café especial vai desde o plantio, tratos nutricionais, forma de cultivo, pós-colheita, seleção dos grãos, até chegarmos a um nível de excelência da bebida. O prêmio foi uma verdadeira surpresa! Estou com grande expectativa para essa nova disputa e espero ganhar. Acredito que os concursos são uma grande vitrine para mostrar o potencial dos nossos cafés – aposta Manoel.

 

Receita anual de R$ 75,8 milhões

 

A produção de cafés no estado do Rio reúne 2.644 cafeicultores – a maioria de pequenos produtores – e gera uma receita anual de R$ 75,8 milhões a partir dos grãos cultivados em solo fluminense.

 

– Os produtores estão organizados no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cafés Especiais. São dois polos: nas regiões Noroeste e Serrana. Além de ser a retomada de uma atividade tradicional na história do estado, que muito colaborou para as finanças do Brasil, a produção de cafés de qualidade está contribuindo para a diversificação da economia fluminense – ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Nelson Furtado.

 

Da produção estadual, 80% ocorre no Noroeste Fluminense, 19% na Região Serrana e 1% no Vale do Café e em outros municípios. O Rio de Janeiro produz uma média de 400 mil sacas de café por ano. Mais informações sobre o concurso, que também tem o apoio da Emater-Rio, podem ser obtidas na página www.ascarj.com.br/concursos/.

 

– A previsão de colheita para este ano é de cerca de mais 400 mil sacas. O concurso destina-se a mostrar que a cafeicultura do estado do Rio de Janeiro tem produzido cafés maravilhosos, superiores e gourmets, com destaque para os especiais – explicou o superintendente de Marketing da Ascarj, Daniel Mac Mahon Bastos Daniel.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais