Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Lei de Incentivo à Cultura chega a 61 projetos aprovados

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Moskow

Lei de Incentivo à Cultura chega a 61 projetos aprovados

7 de dezembro de 2020

 

Mais quatro projetos foram aprovados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) na última semana para contar com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura inscritos no sistema Desenvolve Cultura. “Unicirco Arte Educação & Comunidade V – Fase I”, “Caravana Carequinha”, “19º Piraí Fest Paladar” e “Aceleração Sociocultural – Formação para gestão cultural” tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial, dando conta de que poderão receber investimento superior a R$6,6 milhões.

 

Com um trabalho para agilizar a liberação de projetos patrocinados via renúncia fiscal, a Sececrj chegou a 61 aprovações, com investimento total de R$ 48,8 milhões. Conforme a Lei 7.035/2015, um quinto do total das aprovações é destinado ao Fundo Estadual de Cultura.  

 

– Continuamos aprovando os patrocínios mesmo na reta final de 2020, um ano difícil para o setor cultural por causa da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, com esses projetos, mantivemos muitos postos de empregos para profissionais do segmento. Alguns desses projetos, inscritos em 2020, terão as suas produções realizadas em 2021, dando sequência a cadeia produtiva no próximo ano – avalia a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

 

Sistema Desenvolve Cultura

Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Não há mais edital, o processo está aberto de março a novembro. Outra novidade é o Sistema Desenvolve Cultura, que recebe as inscrições e abriga diversas informações para facilitar a busca por patrocínios via renúncia de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Todas as informações podem ser conferidas aqui.

 

Resumo dos projetos

Aceleração Sociocultural – Formação para Gestão Cultural

 

O projeto Aceleração Sociocultural – Formação para Gestão Cultural tem por objetivo acelerar projetos culturais do Estado do Rio de Janeiro. Por meio de mentorias especializadas nas áreas de gestão, projetos, marketing, negócios e tecnologia, serão atendidos até 20 grupos ou organizações culturais, selecionados através de edital público, seguindo a metodologia desenvolvida pelo Instituto Ekloos.

 

UNICIRCO ARTE EDUCAÇÃO & COMUNIDADE V – FASE I

 

Serão ofertadas 800 vagas, sendo previsto para a Fase I a inscrição de 400 participantes, crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com atendimento, orientação e acompanhamentos psicossociais, oficinas pedagógicas de circo-social nos núcleos das comunidades ou de circo-profissionalizante na lona-sede na Quinta da Boa Vista, além de atividades extracurriculares, palestras, ações de relacionamento comunitário, divulgação de campanhas e participação em eventos da Cia Unicirco e dos Patrocinadores. Na lona sede na Quinta da Boa Vista se dá a temporada de espetáculos circenses, com a criação de um novo musical e envolvimento dos participantes.

 

19º Piraí Fest Paladar – Festival de Gastronomia e Cultura de Piraí

 

O 19º Piraí Fest Paladar – Festival de Gastronomia e Cultura de Piraí é um evento cultural que reúne diversas linguagens artísticas, como gastronomia, música, exposição e artesanatos no município de Piraí. O evento é gratuito, destinado a todo público (jovens, adultos e terceira idade), e tem como objetivo reforçar a identidade gastronômica e cultural local, mais especificamente da tilápia e macadâmia e as vocações artísticas.

 

Caravana Carequinha

 

O produto principal é uma caravana que irá circular no estado do Rio de Janeiro, com circos itinerantes/tradicionais ou grupos circenses locais, selecionados em chamada pública promovida pela produtora, para atuação com espetáculos e oficinas durante 15 dias em cada localidade, em 10 municípios do estado do Rio de Janeiro.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais