Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Curados da Covid-19 que doarem plasma sanguíneo poderão ganhar meia-entrada em eventos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (08), em discussão única, o projeto de lei 2.725/20, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que garante meia-entrada em eventos culturais e esportivos a recuperados da Covid-19 que doarem plasmas sanguíneos. A proposta que incentiva a doação segue para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem 15 dias úteis para vetá-la ou sancioná-la.

A medida garante à pessoa o certificado “Amigo da Saúde”, a ser emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este documento comprobatório será a garantia de meia-entrada nos ingressos. A realização da doação de plasma sanguíneo deverá obedecer a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e poderá servir para fins de pesquisas ou outros indicados pelas autoridades sanitárias.

“A pessoa curada dessa doença desenvolve anticorpos em seu plasma que podem auxiliar no tratamento de outros pacientes com formas graves da Covid-19. Esse tipo de terapia foi a mesma utilizada em epidemias, como a de H1N1. A concessão da meia-entrada pode incentivar recuperados a doarem para salvar vidas e fomentar estudos”, afirmou Rosenverg Reis.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 60 anos, comprovar que tenha tido covid-19 e estar curado há pelo menos 14 dias.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais