Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Hospitais podem ganhar reforço de cirurgiões-dentistas para auxiliar no combate ao coronavírus

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Hospitais da rede pública do Estado podem ganhar um reforço de novos cirurgiões-dentistas para atuar nos serviços de coleta de material para exame do coronavírus, além de triagem e tratamento de infectados pela Covid-19 nas unidades de terapia intensiva (UTIs). A autorização para a contratação, de forma temporária e emergencial, está prevista no projeto de lei 2.678/20, do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (15), em discussão única.

A medida complementa a Lei 6.58/13, que dispõe sobre a participação de cirurgiões-dentistas na prevenção de infecção hospitalar nas unidades de saúde do Estado do Rio. Se aprovada e sancionada, a contratação terá validade até 90 dias após a revogação do decreto que instituiu o estado de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus.

“Há estudos que mostram que a Covid-19 pode provocar erupções na mucosa da boca, e que há relação entre infecções pulmonares e a condição bucal. Nesse contexto de pandemia, é muito importante que cirurgiões-dentistas estejam presentes na equipe multidisciplinar dos hospitais para contribuir na manutenção da condição bucal adequada de pacientes em UTIs e diminuir o quadro de agravamento da saúde deles”, justifica Capitão Paulo Teixeira.

Projeto de lei na íntegra

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais