Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Hospital Estadual da Criança realiza mutirão de cirurgias e doação de sangue

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Moskow

Hospital Estadual da Criança realiza mutirão de cirurgias e doação de sangue

17 de dezembro de 2020

 
Referência em atendimento a crianças no estado, o Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou nos dias 5 e 12 de dezembro um mutirão de cirurgias. A unidade fica em Vila Valqueire, na Zona Oeste da capital. No dia 12, também foi promovida a 18º Campanha de Doação de Sangue do HEC. No último dia 1º, a unidade participou da auditoria da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e manteve o Nível 3 de Excelência, que certifica a qualidade de serviços de saúde com foco na segurança do paciente. O hospital possui a certificação desde 2015.

O objetivo do mutirão foi diminuir a fila de espera por cirurgias, que ocorreram menos no período da pandemia. Ao todo 35 crianças foram operadas em cirurgias gerais e ortopédicas. Entre as cirurgias gerais realizadas, houve postectomia, que é a retirada do prepúcio; e orquidopexia, a fixação dos testículos na bolsa escrotal; entre outras. As cirurgias de ortopedia incluíram correção de pé torto, meniscotomia (retirada da parte lesada do menisco, cartilagem do joelho) e retirada de materiais como placas e pinos de cirurgias já realizadas.

Todos os pacientes atendidos no mutirão já haviam sido regulados anteriormente pela Central Estadual de Regulação (CER) e são pacientes do HEC. Eles foram submetidos a exames preparatórios para as cirurgias. A cada dia, cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e apoio, participaram do mutirão.

“Uma palavra que define os nossos mutirões é o compromisso. Durante a pandemia, tivemos que reduzir o número de atendimentos e cirurgias devido aos protocolos de precaução e, para compensar esse período, realizamos os mutirões para manter o compromisso com os nossos pacientes que estavam na fila de espera pelas cirurgias previstas para 2020”, explica Heloísa Graça Aranha, diretora-geral do HEC.

 
2.800 bolsas de sangue já foram doadas

A campanha de doação de sangue é uma parceria com o Hemorio realizada quatro vezes ao ano no hospital. Nos cinco anos de campanhas realizadas, o HEC já arrecadou em torno de 2.800 bolsas de sangue, destinadas à reposição do estoque do Hemorio. Em 2021, já estão previstas campanhas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

“Estamos conscientizando moradores da região e, principalmente, familiares dos pacientes e funcionários da unidade sobre a importância de ser um doador habitual e criar um sentimento de solidariedade”, comentou a coordenadora de Oncologia do hospital, Patrícia Moura.

Hospital Estadual da Criança foi inaugurado em 2013 e já realizou mais de 36.300 procedimentos cirúrgicos, 137.500 consultas e 190 transplantes hepáticos e renais. O HEC conta com 57 quartos individuais, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 5 poltronas de quimioterapia, 5 consultórios, 1 oficina de prótese, 1 consultório odontológico, 4 salas de cirurgia e 4 leitos de RPA (repouso pós-anestésico). A unidade oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, raios X, endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, além de serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico, pedagógico e social aos pacientes e familiares.

 
Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais