Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Governo e UFF planejam parceria para viabilizar projetos de energia solar

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Bento Almeida

Governo e UFF planejam parceria para viabilizar projetos de energia solar

22 de dezembro de 2020

Em meio ao cenário da pandemia e da crise econômica, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Dr. Serginho, se reuniu na manhã desta terça-feira (22/12), com o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para tratar sobre a implantação de um parque de energia renovável. 

Atualmente, a energia renovável e investimentos em parques de energia limpa são alternativas e soluções completas para municípios e estados. A correta adequação de princípios e objetivos de sustentabilidade de acordo com o mundo moderno buscam reduzir custos e gastos da conta de luz, uma vez que os órgãos passam a comprar menos energia das concessionárias e a gerar crédito com a energia gerada e não consumida. 

– Pensamos em estabelecer os núcleos de iniciação científica em todas as oito regiões do Estado (Região Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Serrana, Baixadas Litorâneas, do Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e Costa Verde), e desde já contamos com a parceria da UFF para que a iniciativa aconteça já no início de 2021. A UFF nos trouxe um projeto fantástico, de inovação tecnológica, ressaltando a questão ambiental, para ser realizado em Iguaba, na nossa baixada litorânea. Buscaremos os critérios técnicos para a criação de um grande parque de energia renovável e um centro de pesquisa sobre o tema, uma prioridade mundial. Nosso desafio é como vamos tirar proveito disso, inclusive economicamente, para a população local, para a comunidade acadêmica e para o Estado do Rio de Janeiro. A ideia trazida é muito boa. O terreno é da própria UFF e vamos avançar – concluiu o secretário.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, salientou que a universidade está a serviço do Estado do Rio de Janeiro.

– Nosso compromisso é com o desenvolvimento integral do Estado. Estamos à disposição para ajudar na iniciação científica. Queremos deixar um legado da nova forma de pensar da população. Fico feliz que o secretário tenha rapidamente captado os valores desse projeto de sustentabilidade, de inovação tecnológica, com potencial de transformar a iniciativa em benefício direto para a população, com o barateamento da energia, por exemplo – afirmou o reitor. 

Com o projeto instalado, a capacidade do Estado será de gerar 4,2 gigawhats/ hora, o que é uma produção bastante expressiva de energia limpa e sustentável, em benefício da preservação ambiental do planeta.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais