Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Governador em exercício visita áreas atingidas pelas chuvas em Duque de Caxias

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Carlos Magno

Governador em exercício visita áreas atingidas pelas chuvas em Duque de Caxias

24 de dezembro de 2020

O governador em exercício Cláudio Castro esteve, nesta quinta-feira (24/12), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Castro anunciou que as famílias vítimas da enxurrada terão direito ao Cartão Recomeçar para a compra de novos eletrodomésticos. O Governo do Estado já providenciou, de forma emergencial, kits de higiene e limpeza, além de mantimentos e colchões. Ao lado do prefeito de Caxias, Washington Reis, e dos secretários de Desenvolvimento Social e Direito Humanos, Bruno Dauaire, e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, o governador visitou as localidades Santo Antônio da Serra, Carreteiro, Barreiro, Vila Canaan e Jardim Olímpio.

– Vamos providenciar 150 cartões Recomeçar. Os valores variam de R$ 2 a R$ 5 mil para que essas famílias possam comprar os itens que foram destruídos em virtude das fortes chuvas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social vai trabalhar junto com a Prefeitura de Caxias para cadastrar as famílias o mais rápido possível. Fizemos questão de vir hoje, um dia sensível e véspera de Natal e, mais cedo, o Estado já enviou kits de limpeza e alimentação para as vítimas – disse Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil atua na região, desde terça-feira (22/12), com agentes que orientam e apoiam as ações do município. A Defesa Civil estadual segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para a região.

Ainda hoje a Prefeitura de Caxias vai decretar estado de calamidade pública. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social de Caxias, 152 famílias foram atingidas, entre desabrigadas e desalojadas. Três pontos de apoio foram instalados para acolher a população em vulnerabilidade: um no bairro Santo Antônio, um em Xerém e outro em Carreteiro. Maquinários também estão nas ruas realizando a limpeza de rios e retirando a lama acumulada.

– Ontem, já foram retirados caminhões com entulhos, porque os moradores não conseguiam transitar pelas ruas. Hoje, a limpeza será total nas regiões afetadas. Temos quatro famílias que perderam suas casas ou tiveram as residências condenadas pela Defesa Civil e, por isso, ficaram desabrigadas. A Prefeitura de Caxias vai adquirir apartamentos do Minha Casa Minha Vida. E, com a parceria do Governo do Estado, estas famílias vão também ser beneficiadas pelo Cartão Recomeçar – ressaltou o prefeito Washington Reis.

Integração

O governador em exercício destacou, ainda, a integração entre o Estado e os municípios, um dos pontos centrais do recém-lançado Plano de Contigência de Chuvas.

– Criamos, esse ano, o Plano Estadual de Contigência de Chuvas. Por isso, estou aqui com os secretários de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social, e as equipes já estão trabalhando para tentar minimizar o impacto para a população – explicou Castro.

 

Fotos: www.flickr.com/photos/governodorio

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais