Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Escola de Música Villa-Lobos oferece aulas on-line aos seus alunos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Carlos Magno

Escola de Música Villa-Lobos oferece aulas on-line aos seus alunos

6 de janeiro de 2021

 

Por Julia Brito

 

Uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil, a Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, substituiu suas aulas presenciais por videoconferências. Atividades presenciais foram interrompidas por conta dos protocolos de saúde. A mudança foi inicialmente difícil, mas professores e alunos se adaptaram, e o modelo será utilizado em casos de necessidade de reforço, quando a pandemia de Covid-19 acabar.  

 

– Estávamos no início do ano letivo, finalizando a matrícula do curso técnico. Tivemos uma semana de aula, e veio o decreto do Governo do Estado (que impôs medidas restritivas). A partir daí, com o fechamento geral, tivemos que nos reorganizar para que as atividades não parassem. Não é a mesma coisa, mas é o possível. Aprendemos pouco a pouco a mexer nas ferramentas on-line e ter aula desta maneira. Foi um aprendizado coletivo e que permanecerá sendo usado como ferramenta de ensino – destacou o diretor da escola, José Maria Braga.

 

Fundada na década de 50, a Escola de Música Villa-Lobos conta atualmente com 1.138 alunos nos três cursos oferecidos pela instituição. Mesmo com um número reduzido de inscritos por conta do cenário atual, a EMVL prosseguiu com alunos de diversas regiões do estado do Rio, como a artesã Deuzina Coelho Neves (foto). A estudante de violino, de 66 anos, foi aos poucos se adaptando ao formato virtual das aulas. A disciplina para o estudo foi usada para superar as dificuldades tecnológicas, já que não tem computador em casa. 

 

– Estudo violino há dois anos. Fui aos poucos me acostumando com as aulas on-line. Os professores ajudam, outros alunos também. Eu só tenho celular, mas consegui, na medida do possível, me adequar. Temos realizado até a aula como prática de conjunto, além das aulas individuais – contou a moradora de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

 

A EMVL oferece três cursos em sua grade de ensino. O Curso Básico, que é pago, e não exige conhecimentos prévios, voltado para pessoas com idade a partir dos 13 anos; o Curso de Formação Inicial, que é gratuito e voltado para o público infantil, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências relacionadas as atividades de apreciação, execução e criação musical; e o Curso Profissional de Nível Técnico (gratuito), para jovens e adultos que pretendem ingressar no mercado de trabalho como músicos. Há ainda uma opção de curso para a terceira idade, neste caso, a proposta é inserir os idosos em atividades musicais. 

 

Além da sede da escola, que fica no Centro do Rio, a instituição criou polos no interior para levar o aprendizado da música a mais pessoas. São seis atualmente, nas cidades de Armação dos Búzios, Cachoeiras de Macacu, Conceição de Macabu, Miracema, Paracambi e Teresópolis. Além disso, promove festivais, palestras, workshops e concertos de diversos gêneros musicais. A escola conta ainda com um centro de pesquisa e documentação, o Espaço Maestro Alceo Bocchino, com acervo especializado em música popular e erudita, composto de livros, partituras, periódicos, CDs e DVDs.

 

Aluno de canto, Luís Eduardo Pereira entrou na EMVL aos 19 anos. Agora, com 23, o rapaz já dá aulas de música para crianças em uma escola de Niterói. 

 

– A Escola de Música Villa-Lobos representa muito para mim, foi um divisor de águas, a chave para eu mudar muita coisa na minha vida. Tenho professores maravilhosos, dedicados e apaixonados pelo que fazem. Sou grato a tudo o que a escola me proporcionou – ressaltou o morador de São Gonçalo. 

 

A Villa-Lobos integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Ela fica localizada na rua Ramalho Ortigão, no Centro.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais