Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Detro-RJ fiscaliza novas regras de luminosidade dos vidros das vans intermunicipais

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, na manhã desta terça-feira (12), a primeira operação de fiscalização para checar o cumprimento das novas regras para a transmissão luminosa – quantidade de luz visível que pode passar pelo vidro – nas vans intermunicipais. A ação ocorreu na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio. Os agentes abordaram 36 vans, totalizando nove multas e três veículos apreendidos. O valor da autuação é de R$3.627,89.

De acordo com a nova regulamentação, a transmissão luminosa de para-brisas e vidros laterais dianteiros não pode ser inferior a 75% para os vidros incolores e 70% para os coloridos. No caso dos vidros traseiros, a transmissão não pode ser inferior a 70%. Também está proibida a aplicação de películas refletivas (espelhadas) em qualquer área envidraçada do veículo. As normas foram estabelecidas em portaria, publicada em 12 de novembro, no Diário Oficial, e entraram em vigor no último domingo (10/01).

Segundo o coordenador de fiscalização do Detro-RJ, major Heitor Sodré, as normas têm como objetivo garantir a segurança e facilitar a fiscalização, em especial de excesso de passageiros. “Além de influenciar diretamente na visibilidade do motorista, quando a película é muito escura, as equipes volantes têm dificuldade de flagrar passageiros em pé. Acreditamos também que a melhor visualização externa minimiza o risco de assaltos dentro do veículo”, explica o coordenador.

Além das ações de inteligência, as denúncias dos usuários, recebidas por meio da Ouvidoria do Detro-RJ, são fundamentais para nortear as operações. Os cidadãos podem entrar em contato pelos seguintes canais: telefone (21) 3883-4141, e-mail – ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais