Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Secretaria do Ambiente e Inea realizam desassoreamento do Rio Imbariê e Canal Real Estrela, em Caxia

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Secretaria do Ambiente e Inea realizam desassoreamento do Rio Imbariê e Canal Real Estrela, em Caxia

13 de janeiro de 2021

 

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram nesta quarta-feira (13/1), a limpeza e o desassoreamento do Rio Imbariê e do Canal Real Estrela, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As intervenções visam melhorar o escoamento desses corpos hídricos, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos. O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou do início da ação com a equipe do Inea.

Desde o final do ano passado, o município de Duque de Caxias é beneficiado com a recuperação ambiental de seus rios e canais. A iniciativa integra o Plano de Contingência para as chuvas de Verão 2020/2021 lançado pelo Governo do Estado, e que estabelece protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

 

-Ações como a do Limpa Rio são fundamentais para o trabalho de prevenção e de mitigação do impacto das grandes chuvas. Estamos atuando em todo o estado através do programa e com o olhar atento para a Baixada Fluminense – explica o Secretário Thiago Pampolha.


Em 2020, a secretaria e o Inea retiraram 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses. Só na Baixada Fluminense, as intervenções beneficiaram 51 rios e canais situados nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais