Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Proderj lança edital para licitação de nova rede corporativa do Governo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Divulgação

Proderj lança edital para licitação de nova rede corporativa do Governo

14 de janeiro de 2021

 

Após 10 anos sem uma nova licitação, o presidente do Proderj (Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Mauro Farias, por determinação do governador em exercício, Cláudio Castro, conseguiu junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) a liberação do processo licitatório para uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade para todo o Estado do Rio. O edital já está no ar e disponível no site do Proderj.

 

Essa nova rede permitirá o aproveitamento das melhores ofertas do mercado atual bem como a utilização das tecnologias mais modernas e, principalmente, a economia do dinheiro público. A expectativa é de uma maior competitividade entre as prestadoras de serviços durante o processo de licitação.

 

– Essa autorização pelo TCE-RJ para realização do certame pode ser considerada um marco. Trata-se da manutenção de um serviço crítico para o Estado, bem como da importância da competitividade durante o processo de licitação, visando a obtenção de preços mais vantajosos para o Governo, o que certamente irá contribuir de forma significativa ao Regime de Recuperação Fiscal ao qual o Estado do Rio de Janeiro se encontra submetido – destacou o governador em exercício, Cláudio Castro.

 

– A economicidade deve sempre pautar as soluções desenvolvidas pela autarquia e, sendo assim, nossos esforços têm que estar voltados para a otimização dos serviços e a desoneração dos cofres públicos. Além disso, essa licitação permitirá ao Estado a utilização de novas tecnologias, bem como a inclusão de uma maior segurança nos dados institucionais trafegados, contribuindo para a modernização e digitalização da gestão – acrescentou Mauro Farias. 

 

A gigantesca infraestrutura digital interliga os 92 municípios do Estado, levando o acesso à internet em banda larga para escolas, hospitais e todos os órgãos públicos do Governo do Rio de Janeiro.

 

Um dos novos recursos da futura rede é que os links de conectividade serão entregues com ferramentas de análise do tráfego e alertas de segurança, que serão tratados por equipe da prestadora que ficará residente no Proderj. Dessa forma, os técnicos do centro de tecnologia poderão atuar proativamente mediante os alertas de segurança que servirão para detectar incidentes de rede e permitir a atuação rápida e eficiente, evitando assim que se espalhe conteúdo malicioso para outros órgãos participantes da rede.

 

Todo o desenho e gerenciamento da estrutura de alto desempenho foram feitos pelo Proderj e considerado estratégico e prioritário pelo Governo do Estado.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais