Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro completa 45 anos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Moskow

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro completa 45 anos

22 de janeiro de 2021

 

Há 45 anos a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) tem ajudado o homem do campo a produzir mais e melhor. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a Pesagro-Rio foi criada a partir de um programa nacional da Embrapa com o objetivo de dividir com os estados a responsabilidade de realizar pesquisas. As atividades começaram com as culturas que, na época, tinham maior expressão de produção, principalmente grãos, frutas e, mais tarde, a cultura orgânica. 

 

– Estamos sempre trabalhando para fortalecer a agricultura do Rio. Em 45 anos de existência, a Pesagro atuou em diversas pesquisas e possui uma história de conhecimento muito grande, com potencial inesgotável para colocar a tecnologia a serviço do produtor e do consumidor. A empresa é um patrimônio físico e intelectual e tem muito a oferecer à sociedade – ressaltou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

 

Ao longo de sua história, há alguns marcos importantes. Um deles foi triplicar a produção de arroz no estado, que tinha baixa produtividade. O mesmo aconteceu com a cultura do feijão e do milho. Na área da pecuária, houve grandes avanços. Foram criadas tecnologias que permitiram aos produtores não só melhorar no ganho da produtividade como na qualidade do produto. Além disso, a Pesagro foi pioneira na pesquisa da cachaça fluminense, que hoje em dia disputa espaço no mercado internacional.

 

– Gostaria que as pessoas olhassem a Pesagro pela capacidade que ela tem de oferecer serviços de utilidade pública por meio do conhecimento adquirido. No mundo moderno, o conhecimento é o que há de mais importante – afirmou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

 

Segundo Marques, a meta agora é fazer da Pesagro uma empresa mais ágil. Intensificar a pesquisa e, acima de tudo, oferecer serviços ao produtor. 

 

– Temos que transformar a pesquisa num produto que possa, efetivamente, fazer o desenvolvimento do agro no estado. Extrair da pesquisa o melhor produto, incentivando a produção entre os laboratórios que possuem centros de pesquisa em Niterói, Campos dos Goytacazes, Itaocara, Macaé, Silva Jardim e Seropédica – complementou o presidente da Pesagro-Rio.

 

Certificação para comércio de produtos de origem animal

 

A Pesagro-Rio teve um papel de grande importância na conquista do Sisbi-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). O Estado do Rio de Janeiro recebeu a certificação do Ministério da Agricultura, que autoriza a comercialização de produtos de origem animal para todo o país, ampliando as opções de venda para os produtores fluminenses, ajudando a movimentar a economia do estado.

 

A empresa oferece todo o apoio às indústrias do agro e aos produtores no sentido de qualificar e classificar, por meio de análises, os produtos e as empresas que terão a qualidade produtiva necessária para conquistar o selo do Sisbi.

 

– Os ganhos nesses 45 anos foram incríveis e nos fazem lutar para que o Rio de Janeiro tenha uma Pesagro cada vez mais forte, trabalhando em prol do nosso produtor e dos consumidores, que, no fim das contas, são os grandes beneficiados pela pesquisa que produzimos – explicou o coordenador de pesquisa da Pesagro-Rio, Arivaldo Ribeiro Viana.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais