Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Oficiais da PM publicam artigo científico sobre violência doméstica

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Carlos Magno

Oficiais da PM publicam artigo científico sobre violência doméstica

6 de março de 2021

Às vésperas das comemorações do Dia Internacional da Mulher, uma equipe de oficiais da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM) concretizou um projeto acadêmico ambicioso, voltado para aperfeiçoar o conhecimento acerca do enfrentamento à violência doméstica ao redor do mundo.

Formado por cinco oficiais superiores e um professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), o grupo de estudo acaba de publicar na renomada revista britânica  “Data Technologies and Applications” o artigo acadêmico  intitulado “Knowledge discovery in research on domestic violence: an overview of the last fifty years”. O título do trabalho científico pode ser traduzido como “Descoberta do Conhecimento em pesquisa sobre violência doméstica: uma visão geral nos últimos 50 anos”.

O artigo foi o primeiro e decisivo passo para que o grupo de estudo possa contribuir para o aprimoramento do  trabalho desenvolvido na SEPM sobre a violência contra mulher, já iniciado com o trabalho diário dos policiais militares lotados na “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, programa de prevenção de segurança pública lançado pelo comando da Corporação em agosto de 2019.

Com aplicação de metodologia  baseada na modelagem de tópicos e fruto do empenho dos oficiais, o artigo editado na revista inglesa identificou cerca de 20 mil trabalhos sobre violência doméstica publicados em todo o mundo, criando, através de análise bibliométrica, um verdadeiro mapa de Gestão do Conhecimento sobre a temática. Foram analisados 50 tópicos sobre o tema, permitindo um olhar mais atento ao tema nos últimos 50 anos.

Os cinco oficiais autores do artigo fazem parte de um grupo que se dedica permanentemente a estudos acadêmicos, sem prejuízo de suas atribuições de rotina. Assinam o artigo o coronel  Márcio Basílio, subsecretário Geral da SEPM; o coronel Max William, coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da SEPM (CAEs); o tenente-coronel Antônio da Costa Neto, secretário do Estado Maior Geral da PM; a tenente-coronel Claudia Moraes, do Escritório  de Programas de Prevenção da CAEs (responsável por monitorar o trabalho da Patrulha  Maria da Penha – Guardiões de Vida); e a major Samya Cotta Brandão Siqueira, da área de planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional da SEPM. Também assina o artigo o professor Valdecy Pereira, coordenador do Departamento de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF.
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais