Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Norte Fluminense será centro da revitalização de campos de petróleo mais antigos

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Moskow

Norte Fluminense será centro da revitalização de campos de petróleo mais antigos

13 de março de 2021

 

A revitalização de campos marítimos maduros, que já são explorados há alguns anos, vai gerar muitos empregos na região Norte Fluminense. Essa é a expectativa do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, após o lançamento do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), do Ministério de Minas e Energia, nesta quinta-feira, dia 11.

 

– Ainda há muito óleo para ser extraído nesse tipo de ativo, que já possui reservatórios descobertos e infraestrutura instalada, o que pode atrair empresas nacionais e internacionais de todos os portes – explicou Leonardo Soares.

 

O secretário lembrou que, desde 2015, os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé perderam 50 mil empregos em diversos setores, devido à política de desinvestimento da Petrobras na Bacia de Campos.

 

– Essa é uma oportunidade para a região recuperar esses empregos.

 

O programa federal foi lançado em um evento on-line, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética, e contou com a participação do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), parlamentares e membros da indústria. 

 

Segundo dados da ANP, 66% dos campos de petróleo brasileiros são considerados maduros. A produção da Bacia de Campos, por exemplo, já tem mais de 25 anos e vem se reduzindo a uma média de aproximadamente 9% ao ano.

 
– A nossa expectativa é que, por meio de debates e estudos, sejam encontradas saídas para estimular esta exploração. A existência de um programa federal já é sinal de que o Estado brasileiro entende que é possível gerar mais riqueza com estes campos, o que reflete na criação de empregos e renda para a população e um desenvolvimento regional importante. – afirmou Leonardo Soares.

 

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo mostram que no Brasil só se recupera 24% das riquezas minerais que ficam abaixo de um poço, enquanto que no mundo esta média é de 35%. Segundo especialistas, a cada 1% a mais de óleo recuperado são gerados R$ 16 bilhões em royalties e R$ 26 bilhões em novos investimentos. 

 

– Os números mostram que ainda há um grande potencial a ser explorado em nossos campos, o que poderá beneficiar municípios como Campos, Macaé e Rio das Ostras. Além disso, esta revitalização pode gerar um importante desenvolvimento tecnológico para a indústria do petróleo durante a busca pelo maior aproveitamento dos campos – argumenta Leonardo Soares.

 
Por determinação do governador em exercício Claudio Castro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já tem atuado para atrair cada vez mais empresas para o estado, principalmente para o Norte Fluminense.

 

– Os investimentos no Porto do Açu representam uma grande chance para reindustrialização do estado a partir do gás natural e da revitalização dos campos maduros – conclui Soares.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais