Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Instalação tecnológica e interativa fica no MAC, de Niterói, até o próximo dia 28

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Divulgação

Instalação tecnológica e interativa fica no MAC, de Niterói, até o próximo dia 28

15 de março de 2021

 

 

Símbolo cultural e arquitetônico da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) recebe a experiência “im.fusion” até o próximo dia 28. A instalação tecnológica permite interatividade, mas sem qualquer contato físico. As visitas seguem protocolos de autoridades sanitárias no combate à pandemia da Covid-19 e podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

 

A “im.fusion” tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei de Incentivo à Cultura, Enel Distribuição Rio  e Youse. Trata-se de uma experiência capaz de despertar reflexões sobre a maneira como interagimos em diferentes ambientes e contextos.

 

Do micro ao macro, três cenários são explorados por “im.fusion”. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de uma floresta e, por fim, explora a imensidão do universo. Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. A tecnologia utilizada não requer contato físico.

 

Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Câmeras e sensores captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É uma metáfora da interação do Homem com a natureza.

 

– O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como nos relacionamos com a natureza. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas, como vírus e bactérias, exploramos imensidões como a Lua ou Marte. Essas relações inspiraram a criação de “im.fusion” –  conta Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada por mais de dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

 

Acesso ao MAC sem contato

Para respeitar o distanciamento social, imposto pela pandemia, apenas seis pessoas são admitidas por sessão. Uma cortina de tecido, com tratamento antibacteriano, e equipamentos de filtragem do ar também são parte dos cuidados. Desde o princípio, a instalação previa a interação do público sem necessidade de contato físico num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início.

 

Para a visitação no MAC foram estabelecidos protocolos para preservar a saúde dos visitantes, funcionários e demais colaboradores do espaço. São obrigatórios o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, medição da temperatura na entrada do Museu, uso de álcool em gel para higiene das mãos e distanciamento de dois metros.

 

Serviço

 

Data: até 28 de março de 2021.

 

Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 18h (a partir das 17h45min, a rampa de acesso às galerias é fechada).

 

Ingressos: R$ 12 (R$ 6, meia). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

 

Local: Mirante da Boa Viagem, sem número, Boa Viagem, Niterói.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais