Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Cedae faz manobra preventiva no Guandu nesta quinta-feira 

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Arquivo

Cedae faz manobra preventiva no Guandu nesta quinta-feira 

18 de março de 2021

A Cedae fará, na noite desta quinta-feira (18/03), manobra preventiva no Rio Guandu para a renovação da água da lagoa próxima à captação da estação de tratamento. O objetivo é evitar a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina/MIB, que vem crescendo nos últimos dias. A operação consiste na abertura das comportas para o escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa. Para a medida, será necessário a interrupção das atividades da ETA Guandu até 5h de amanhã (19/03). Após a ação, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.

 

Além de manter todas as medidas para reduzir a concentração de geosmina/MIB, como a aplicação de carvão ativado, a companhia iniciará o bombeamento de água do Rio Guandu diretamente para a lagoa, aumentando a entrada de água e, consequentemente, sua renovação. A instalação da bomba está prevista para ser feita dentro de 10 dias.

 

A Cedae também solicitou aos laboratórios contratados a redução do prazo no envio dos resultados dos testes de controle de qualidade que são divulgados no site da companhia (https://cedae.com.br/relatoriosguandu).

 

O edital da obra de proteção da tomada d’água, solução definitiva para o problema, será publicado em até 30 dias.

 

Mesmo em quantidades muito baixas de concentração de geosmina, a partir de 0,004 microgramas/litro já é possível sentir alteração de gosto e cheiro, apesar de não representar risco à saúde dos consumidores.

 

Três fatores levam à proliferação de algas nos mananciais: água parada, presença de nutrientes e luz solar. O fenômeno ocorre com maior frequência no verão, exigindo medidas preventivas para manutenção da qualidade da água que sai das estações de tratamento.

 

Serviço:

 

  • Imóveis com sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não devem sofrer desabastecimento.

 

  • Em áreas de ponta do sistema (extremidade das redes) e em regiões elevadas o abastecimento pode levar até 48h para ser normalizado.

 

  • A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade.

 

  • A Cedae pede que clientes que possuam sistemas de reserva internos usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que demandem grande consumo de água.

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais