Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Dia Mundial da Agricultura: programa de fomento ajuda produtores durante pandemia

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Demóstenes Ramos

Dia Mundial da Agricultura: programa de fomento ajuda produtores durante pandemia

20 de março de 2021

 

Este será um Dia Mundial da Agricultura diferente. Após um ano inteiro de pandemia, o setor é um dos mais afetados pela crise econômica. Celebrada neste sábado (20/03), a data marca também o comprometimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento com o produtor rural fluminense. Por meio de projetos que visam à qualidade e investimento da produção e de financiamentos do “Agrofundo”, o Governo do Estado tem apoiado a atividade econômica no campo.

 

– Contamos com o Agrofundo, um programa de fomento agropecuário e tecnológico operacionalizado pela Emater-Rio. Por meio dele, concedemos financiamentos a juros baixos a produtores rurais em diversas linhas. Esse projeto possui um papel fundamental na motivação e manutenção de produtores nas suas propriedades – afirmou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

 

Até o momento, 205 produtores em 42 municípios do estado já foram beneficiados, totalizando R$ 3.514.157,62 de créditos concedidos. E, no período da pandemia, foi lançado o Agrofundo Emergencial, voltado somente para os produtores de flores. Sem eventos e festas, muitos não tiveram para onde escoar a produção. Desde então, já foi financiado cerca de R$ 1,2 milhão para 125 produtores de 18 municípios fluminenses.

 

Geração de emprego e renda

 

Setor de grande importância estratégica no desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, a agricultura representa papel importante na geração de emprego e renda, além de ser a responsável por colocar o alimento na mesa das pessoas. Com intuito de alavancar a produção, programas de incentivo à agricultura têm ajudado famílias inteiras a aumentar a renda e a garantir uma produção sem desperdícios.

 

Entre as linhas existentes no Agrofundo, outra vem se destacando, a “Frutificar”. Ativa desde 2000, ela vem avançando e trazendo ótimos resultados. Os produtores têm acesso à linha de crédito específica para financiamento de projetos de fruticultura e novas tecnologias de produção, além de apoio técnico. Para o gerente do programa, Denilson Caetano, as produções estão em uma crescente.

 

– Após a implantação do programa, as áreas estão em crescimento, e os produtores mostraram um excelente resultado, além da excelência na qualidade do seu produto – ressaltou o gerente do Frutificar.

 

Mesmo com todas as dificuldades no período de pandemia, a pasta atuou fortemente no setor de fruticultura.

 

– Continuamos com o trabalho de atendimento aos produtores. Auxiliamos alguns projetos de morango em Nova Friburgo e agora temos mais projetos em andamento para implantação de citrus nos municípios de Aperibé e Itaocara – complementou Denilson.

 

Saiba como solicitar

 

O produtor rural que deseja solicitar um empréstimo pode entrar em contato por meio dos escritórios locais da Emater ou por e-mail: agrofundo.rio@gmail.com. Veja nesse link os endereços dos escritórios locais: https://bit.ly/3gzy2rc.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais