Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

RJ Alimenta, um projeto que enche a barriga e o coração

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Rogério Santana

RJ Alimenta, um projeto que enche a barriga e o coração

25 de março de 2021

 

Por Jessica Fagundes

 

Um programa social e uma história de sucesso. Esta é a relação entre Rosencler Costa, de 39 anos, e o Programa RJ Alimenta, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

– Eu era um beneficiário, me alimentava por aqui de graça. Hoje, trabalho para o programa. Um dia me serviram e hoje sirvo as pessoas. É uma maneira de retribuir tudo o que recebi. Sou grato – agradece o auxiliar de serviços alimentícios.

 

Graças ao trabalho de Rosencler e de outros colaboradores, em março, o RJ Alimenta bateu a marca de mais de 1,2 milhão de refeições distribuídas, desde agosto de 2020, nos polos de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e da Central do Brasil.

 

– A comida aqui é de primeira qualidade. Venho todo dia. O programa me ajuda muito – conta Janete Oliveira, dona de casa e beneficiária do projeto.

 

O programa, que atende a população que mais sofre com os impactos da pandemia, oferece 6 mil refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar. A iniciativa conta com a colaboração de assistentes sociais, educadores e nutricionistas do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para auxiliar os usuários e garantir a qualidade e a devida entrega dos alimentos.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Leão Xlll, do total de pessoas que buscam pelas refeições do programa, 77,3% afirmam ter outro local para almoçar, enquanto 22,7% não têm. Outro dado importante é a situação dessas pessoas: 54,2% se apresentam como pessoas em situação de vulnerabilidade, enquanto 45,8% estão em situação de rua.

 

O RJ Alimenta é uma parceria entre a Fundação Leão Xlll e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Serviço

 

– Nova Iguaçu: Avenida Governador Roberto Silveira 950;

– Duque de Caxias: Rua Frei Fidélis 501;

– Central do Brasil: Avenida Presidente Vargas 1.261, Centro;

 

As refeições são servidas de segunda a domingo, das 7h às 9h (café da manhã), das 12h às 14h (almoço) e das 17h às 19h (jantar), em todas as unidades.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais