Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Com transmissão ao vivo no youtube, o 27º Festival de Dança de Nova Iguaçu reuniu bailarinos de diversas regiões do Brasil

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Em tempos de pandemia, algo que contribui para um melhor estado espiritual é a arte. E, para trazer esse “remédio” para o coração de todos, nos dias 25 e 26 de março, rolou o 27ª edição do Festival de Dança de Nova Iguaçu. Com transmissão ao vivo pelo youtube, e seguindo todas as medidas de segurança sanitária necessárias definidas pelos órgãos de saúde, como distanciamento sociallimite de público e de bailarinos – sendo 80% solos e duo -, utilização de máscaras e disponibilização de álcool em gel, o evento contou com participação de academias de diversas regiões do Brasil.

“Em tempos como este que estamos vivendo foi preciso nos reinventar. Agradeço por aceitarem a nossa proposta de assistirem o festival em casa pelo youtube. O coração está muito apertado, mas nós precisamos. Sabemos da importância de estarmos aqui com o ‘remedinho do coração’. O 27º Festival de Dança de Nova Iguaçu é um projeto de pandemia, que foi feito para este momento”, disse a bailarina Tereza Petsold, a diretora do festival.

O 27º Festival de Dança de Nova Iguaçu contou com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

“Ficamos um ano sem trabalhar e fomos aprovados com a maior pontuação da Baixada Fluminense”, afirmou o produtor Igor Jes.

Dirigido pela bailarina Tereza Petsold, a iniciativa visa incentivar artistas locais e de todo o Brasil a mostrarem seu trabalho com o objetivo de promover intercâmbio e desenvolvimento da arte e cultura, proporcionando, assim, eventos de alto nível à população da Baixada Fluminense.

FESTIVAL DE DANÇA
Foto: Divulgação

“É com o maior prazer, orgulho, responsabilidade e segurança que preparamos esse evento. Estamos aqui para elevar a dança”, aclamou Tereza.

A abertura do evento aconteceu no palco do TopShopping, com a apresentação Cia Tereza Petsold se apresenta no palco do TopShopping com o pocket do espetáculo “Autoral”, de Luciana Petsold e Maciel Dias, seguindo com apresentações da Academia Tereza Petsold.

A companhia, antes chamada de Grupo Expressão, surgiu há mais de 20 anos com a proposta de divulgar dançarinos profissionais da região. “Meu irmão Rogério Petsold (in memorian), foi o primeiro coreógrafo da cia e, graças a ele, em 1996, fomos o primeiro grupo a ser premiado no maior festival de dança do mundo, o Festival de Joinville”, conta idealizadora da cia, Tereza Petsold.

Na ocasião, a gerente de Marketing do TopShopping, Aline Cattem, agradeceu Tereza Petsold pela parceria.

“É sempre um prazer estar aqui e receber o festival ao longo de todos esses anos. Quero agradecer sua dedicação, seu amor pela dança e sua paixão pela nossa Cidade e nosso Shopping, que esse ano completa 25 anos”.

O evento contou com uma extensa programação dedicada à dança, desde competições em diversas modalidades, como ballet, jazz, sapateado e hip hop; oficinas de aperfeiçoamento, mostra infantil, dança na praça e até audições para bolsas de estudo em escolas de dança internacionais.

As apresentações do 27º Festival de dança de Nova Iguaçu aconteceram no TopShopping (Av. Governador Roberto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu), com transmissão ao vivo pelo canal da Academia Tereza Petsold, no youtube.  

FESTIVAL DE DANÇA
Foto: Divulgação

Além disso, no site da Academia Tereza Petsold está rolando uma exposição online que conta toda a trajetória da academia. Lá é possível encontrar fotos de edições anteriores, registro de personalidades que participaram do festival e muito mais. Para verificar, basta acessar o endereço https://www.terezapetsold.com/c%C3%B3pia-festival-de-dan%C3%A7a-nova-igua%C3%A7u.

 Competições

Disputando por prêmios de até R$16.000,00, os participantes do festival foram avaliados por um uma equipe de jurados renomados da área da dança, como: Bete Spinelli, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro, Paulo Rodrigues, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Michel Baes, coreógrafo e diretor do Street Dance Connection Brasil, o dançarino Felipe Padilha, o coreógrafo kiko guarabyra, a Diretora & Coreógrafa Regina Sauer, a bailarina Eliana Caminada e o coreógrafo Alvaro Reys.

Mostra infantil

Os pequenos também fizeram parte do festival. Com o objetivo de estimular a arte nas crianças, personalidades da dança, como as bailarinas Andreza Souza, Jessica Suhett e Maria Clara Soledade, os coreógrafos Flávio Soul, Fernando Bersot, Washington Cardoso e Vinicius Machado, Augusto Vargas e Ana Paula Dantas, estiveram avaliando as apresentações.

Audições de escolas de dança internacionais

Os bailarinos participantes do festival, participaram de audições para bolsas de estudo nas escolas de dança Miami City Ballet Scholl e Brussels International Ballet Scholl, na Belgica. Devido à pandemia da covid-19, as avaliações foram realizadas de forma virtual e estão acontecendo por etapas.

Ex-alunos da Academia de Dança Tereza, como bailarina Claryssa Barbosa, já tiveram a oportunidade de serem avaliados por profissionais de uma das maiores instituições de dança do mundo, como a Escola de Bolshoi no Brasil, em Joinville. Aos 12 anos, Claryssa passou na audição e atualmente, aos 18 anos, faz parte da Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

A bailarina começou sua carreira no projeto social “Dança Viva” – uma parceria do TopShoping com a Academia Tereza Petsold -, que consiste em oferecer aulas de dança gratuitas para jovens de escolas públicas da Baixada Fluminense.

Declarações

O 27º Festival de Dança de Nova Iguaçu foi um verdadeiro sucesso. Nas redes sociais, o público torcia e vibrava a cada apresentação.

“Diante de dias tão difíceis, é um momento de alegria e emoção para o coração. […] Obrigada @fdni.oficial (Festival de Dança de Nova Iguaçu) por proporcionar momentos assim para todos nós que amamos a dança. Parabéns mais uma vez pela organização e competência em fazer festival de dança”, disse Anelly Andrade, do Centro de Dança Anelly Andrade.

Evento adiado

Devido às últimas determinações das autoridades para conter a pandemia do novo coronavírus, em cumprimento ao decreto nº 12.269, publicado dia 25 de março de 2021, no Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu, determinando o fechamento dos shoppings a partir do dia 27 de março, as apresentações que aconteceriam no sábado (27) e domingo (28), tiveram que ser adiadas.

Sendo assim, o 27º Festival de Dança de Nova Iguaçu será concluído nos dias 24 e 25 de abril, no TopShopping.

O Festival

Dirigido pela bailarina Tereza Petsold, há 27 anos o Festival de Dança de Nova Iguaçu visa incentivar artistas locais a mostrarem seus trabalhos, promover o intercâmbio, o desenvolvimento e a formação de plateia para a arte e cultura.

Idealizada pela bailarina Tereza Petsold, a iniciativa surgiu com o objetivo de elevar a autoestima e proporcionar eventos de alto nível à população da Baixada Fluminense.

Bailarinos de todo o Brasil já passaram pelo palco do Festival de Dança. Nomes como a bailarina Ana Botafogo – que se apresentou pela primeira vez na Baixada Fluminense à convite do festival -, Isadora Loyola, solista do American Ballet Theater, e o sapateador americano Steven Harper, fizeram parte dessa história.

“O festival nasceu para mostrar que na Baixada Fluminense também é possível fazer arte com excelência. Bailarinos renomados já prestigiaram nosso evento. Tenho muito orgulho do que construímos ao longo destes 27 anos. Porque, além de trazer cultura para nossa cidade, conseguimos mostrar para os jovens que é possível que a arte deles seja vista, aplaudida e reconhecida”, afirma Tereza Petsold.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais