Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Policial militar realiza trabalho social em instituições na Baixada Fluminense

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Arquivo Pessoal 

Policial militar realiza trabalho social em instituições na Baixada Fluminense

13 de abril de 2021

 

Por Vanessa Andrade

 

O nome dele é Fabrício Sena Ferro. Mas as crianças o conhecem como Palhaço Papito. Aos 42 anos, o sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro gosta mesmo é de ser reconhecido pelo nariz vermelho e pelas roupas coloridas, marcas de sua verdadeira identidade nos projetos sociais que desenvolve em escolas e abrigos da Baixada Fluminense. 

Papito ganhou corpo, forma e cores há cinco anos, e sua inspiração pela arte o levou a criar o Locomotiva da Baixada, um coletivo de músicos e artistas circenses que desfila durante o carnaval pelas ruas de Duque de Caxias. Antes da pandemia, o grupo chegava a realizar até cinco visitas por mês, incluindo casas de apoio a pessoas com deficiência. Todos devidamente paramentados como suas fantasias de palhaços, heróis e vilões.

– Percebi que as pessoas se aproximavam de mim através da música e isso me cativou. Enxerguei ali a oportunidade de levar alegria para as crianças e passei a me fantasiar de palhaço. Também foi uma maneira de expandir a cultura para além das ruas de Duque de Caxias, uma região que ainda carece de incentivo artístico Em alguns abrigos até os adultos viram eternas crianças. Mas, na verdade, todos são meus super-heróis – diz o sargento.

No Colégio da PM em Duque de Caxias, onde trabalha, as fantasias também ganharam destaque no ano passado, quando ele, os alunos e a direção criaram um desfile lúdico sobre as disciplinas escolares, como História e Geografia. 

A superintendente de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, Karen Athié, explica a relevância dessas ações.

– Atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento da infância e adolescência, principalmente quando falamos de saúde mental. Duque de Caxias conta com um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil que acompanha essas ações, fica no Centro do município – ressalta.

Para o Palhaço Papito, a verdadeira locomotiva que o inspira é o sorriso de uma criança a cada surpresa tirada da cartola.  

– O palhaço está sempre feliz, é isso que eu procuro todos os dias, levar alegria para essas crianças, estou com saudade disso – finaliza.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais