Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Casa do Trabalhador: Governo Estado promove geração de emprego, renda e qualificação profissional

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Rogério Santana

Casa do Trabalhador: Governo Estado promove geração de emprego, renda e qualificação profissional

18 de abril de 2021  

Aos 17 anos, Alexia Duarte viu na Casa do Trabalhador uma porta de entrada para a realização dos seus sonhos. A jovem, moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, foi até a unidade do bairro procurar cursos de qualificação para entrar para o mercado de trabalho.

Aos 21 anos, casada e com dois filhos, ela sempre quis trabalhar com estética. Fez os cursos de Design de Sobrancelhas, Auxiliar Administrativo e Empreendedorismo, todos oferecidos de graça peça Casa do Trabalhador. Hoje, Alexia tem o próprio espaço de beleza no bairro onde mora e já conquistou cerca de 130 clientes fixos. Resultado da sua dedicação e determinação.

– Na época eu não tinha condições de pagar um curso e essa oportunidade mudou a minha vida. Eu era muito jovem, tive meu primeiro filho com 16 anos e precisava trabalhar. No meio disso tudo, descobri a Casa do Trabalhador e fui muito bem recebida. Pude me qualificar e seguir em frente – contou Alexia.

A designer de sobrancelhas acrescentou ainda que, além de trabalhar no seu negócio próprio, ela se tornou professora voluntária da Casa do Trabalhador.

– Essa oportunidade é muito importante, os cursos são gratuitos e quando a gente começa a estudar, isso é um incentivo muito grande. Eu sou muito grata. Por isso, hoje, dou aulas na Casa do Trabalhador, para passar para as pessoas o que um dia foi passado para mim – enfatizou.

Casa do Trabalhador

As unidades Casa do Trabalhador, programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda, promovem qualificação profissional, geração de emprego e renda. O objetivo é ampliar as chances de colocação e reinserção no mercado de trabalho. Entre os benefícios do programa estão os serviços de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as ofertas de emprego locais. Há também orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros serviços.

– Acredito que a capacitação das pessoas amplia muito as chances de colocação no mercado de trabalho. Nós estamos em contato direto com várias empresas do nosso estado e, ao mapear as vagas que vão surgindo, podemos preparar melhor o cidadão. Acredito que esse é o melhor caminho para melhorar a empregabilidade do nosso estado – ressaltou o Secretário de Emprego e Renda, capitão Paulo Teixeira.

Existem sete unidades da Casa do Trabalhador no estado: Manguinhos, Itatiaia, Guadalupe, Ilha do Governador, Nova Friburgo, Petrópolis e Seropédica. Devido à pandemia da Covid-19, o funcionamento das unidades está seguindo os decretos de cada município.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais