Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Abertura empresas é destaque em evento sobre desburocratização

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Eliane Carvalho

Abertura empresas é destaque em evento sobre desburocratização

6 de maio de 2021

 

O número de abertura de novas empresas no Estado do Rio de Janeiro foi destaque do Rio Mais Simples, evento que debateu caminhos para a desburocratização, melhoria do ambiente de negócios, modernização dos serviços públicos e simplificações do processo de abertura e licenciamento de empresas no Estado do Rio, nesta quarta-feira (05/05).

O Estado do Rio de Janeiro aumentou em 40,5% o número de novas empresas abertas no primeiro trimestre de 2021, se comparado ao mesmo período do ano passado – ao todo foram registrados na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) 14.938 novos negócios. 

Os dados foram divulgados pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares. Ele lembrou que a Jucerja já celebrou mais de 60 convênios entre os 92 municípios do Rio para auxiliar novos empreendedores. Segundo Soares, apesar de o Rio ter visto 5.979 empresas fecharem as portas nos três primeiros meses de 2020, os números mostram que houve uma recuperação. 

– Esse aumento não é por acaso e tem algumas motivações: uma delas é o grande número de desempregos que se sucederam com a chegada da pandemia. Com isso, as pessoas decidiram investir em novas frentes de trabalho. A desburocratização e digitalização dos serviços da Junta Comercial foram, sem dúvida, um fator bastante importante para esse crescimento – justificou Soares durante o evento online organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com o Sebrae-RJ. 

Ele ainda destacou que atualmente o processo de abertura de uma empresa na Jucerja leva, em média, 50 minutos.

– Temos reparado que integrar o trabalho entre os poderes e tornar o sistema mais ágil é uma das saídas para aumentar o crescimento empresarial no Rio. É fundamental agregar as soluções. Queremos melhorar o ambiente de negócios do Rio de Janeiro, dando confiança para que as pessoas possam investir em nosso estado – afirmou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais