Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Senac Nova Iguaçu abre vagas para o curso Técnico em Guia de Turismo

Com fauna e flora diversas, cachoeiras e atrações histórico-culturais, a região tem parques e reservas ambientais com forte apelo e pouco conhecidas pelos turistas. A natureza exuberante é o chamariz da região turística chamada de Baixada Verde, formada por 10 municípios da Baixada Fluminense (Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé).

O instrutor do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac  RJ, Thiago Carneiro, explica que “há cerca de 5 anos os municípios da região se uniram para desenvolver o projeto Baixada Verde, um produto criado a partir do mapeamento das potenciais áreas de interesse turístico da Baixada Fluminense, englobando esforços para incrementar a atração de turistas para a região.”

“Este produto turístico da Baixada Verde se encaixa perfeitamente na proposta de turismo de experiência, que foge do plano convencional de visitação e oferece aos turistas uma imersão na cultura e história locais. Há guias de turismo autônomos atuando na região, além de empresas especializadas em atendimento turístico que já oferecem passeios dedicados à Baixada, área que tem grande potencial para se desenvolver nos próximos anos.”, comenta o instrutor Thiago.

ex-aluno do Senac RJ e Guia de Turismo Luis Cláudio Souza, morador de Nova Iguaçu, dedica boa parte de seu trabalho a apresentar os atrativos naturais da região. Luis Cláudio destaca o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, ”muito procurado por moradores da região para a prática de atividades físicas e lazer, e por visitantes que querem conhecer as cachoeiras e trilhas do parque. A partir das trilhas disponíveis, é possível conhecer atrativos como a cachoeira do Véu da Noiva, a Serra do Vulcão, onde há uma rampa de voo livre, a Pedra da Contenda, para observação da natureza local e prática de rapel, e locais históricos como as ruínas da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX.”

Além do potencial para o ecoturismo e turismo de aventura, o instrutor Thiago destaca atrativos culturais como o Porto Estrela, no município de Magé. “Com grande relevância econômica no período colonial, durante o Ciclo do Ouro, o Porto Estrela era o ponto de escoamento da produção de ouro extraído das Minas Gerais, antes de ser enviado para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para Portugal. Em 1854, também foi instalada em Magé a primeira ferrovia do Brasil.”

Quem também quiser se capacitar para trabalhar na área, o Senac RJ está com matrículas abertas para a nova turma do curso Técnico em Guia de Turismo na unidade de Nova Iguaçu, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, a partir do dia 7 de junho. Mais informações em https://www.rj.senac.br/.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais