Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Estado participa da campanha Literatura Acessível Contra a Fome

Notícias

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Estado participa da campanha Literatura Acessível Contra a Fome

24 de junho de 2021

 

O Governo do Rio de Janeiro aderiu à campanha Literatura Acessível Contra a Fome, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a ONG RioSolidario e o Instituto Incluir. A iniciativa promove a troca de dois quilos de alimentos não perecíveis por uma publicação infantil. O lançamento da ação aconteceu nesta quinta-feira (24/06), no Palácio Guanabara, e contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro.

– É um grande prazer ter o RioSolidario como ponto de troca dessa campanha e destinar os alimentos para instituições parceiras, que precisam de apoio para manter seus projetos e ações de combate à fome. É preciso muita união e solidariedade para vencermos a pandemia e os desafios que momentos como esse apresentam, como a falta de comida para muitas famílias do nosso estado – explicou a primeira-dama.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Coletânea Literatura Acessível tem como mote “uma criança com um livro na mão, e uma família com alimento no prato”. Destinadas ao público infanto-juvenil, as publicações trazem histórias sobre a vida de pessoas com deficiência, os obstáculos encontrados, processos de emancipação e transformação.

– Essa campanha é extremamente oportuna, porque atende a dois fortes anseios que temos. O primeiro é a necessidade de transformar, através da literatura, a relação que cada um tem com o outro, possibilitando uma maior empatia e entendimento das diferenças. O segundo é combater a fome, promovendo o desenvolvimento do nosso Estado do Rio, que tem tudo para ser um lugar mais justo, fraterno e acolhedor para todos – disse a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Os livros

Nas obras, escritas pela psicóloga e empreendedora Carina Alves, presidente do Instituto Incluir, os protagonistas, fictícios, têm algum tipo de deficiência, e ensinam de forma lúdica a importância da inclusão. Os livros no formato e-book também podem ser acessados de forma gratuita pelo portal www.institutoincluir.com.br.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais