Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Doadora de sangue há 25 anos incentiva campanha do Hemorio

Notícias

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Doadora de sangue há 25 anos incentiva campanha do Hemorio

28 de junho de 2021

 

Por Deborah Carrolo

 

“Doar sangue salva não só a vida de quem está recebendo, mas também a de quem está doando. É um gesto de amor”. É com essas palavras que Valéria Esteves Ferreira Netto (foto abaixo), de 63 anos, descreve a sensação de bem-estar todas as vezes em que realizou a coleta de sangue no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, no Centro da capital fluminense. E a aposentada fala com propriedade, afinal são 25 rigorosos e ininterruptos anos ajudando quem depende de bancos de sangue. Desde 1995 como doadora, Valéria já salvou 832 vidas, segundo dados do Hemorio.

 

– Eu sempre quis doar, desde muito nova, mas não tinha o peso suficiente que a legislação determina. Logo que atingi os 50 quilos exigidos, (doar sangue) foi a primeira coisa que fiz e não parei mais. Convido todas as pessoas que podem doar para participar dessa causa tão nobre. Não dói e não tem efeito colateral – destaca Valéria, acrescentando que hoje ela também realiza doação de plaquetas, o que pode ser feito mensalmente.

 

‘Cada Gota Importa’

 

Com o intuito de reforçar esse sentimento e renovar os estoques de sangue, o Hemorio lançou a campanha Cada Gota Importa, que vai até a próxima quarta-feira, dia 30.  O objetivo é reverter o triste cenário de queda nos estoques de sangue no Rio de Janeiro em meio à pandemia da Covid-19. A campanha faz parte do Junho Vermelho, que lembra a importância do ato de doar sangue e ainda reforça os estoques para o mês de julho, que, historicamente, registra queda de doadores por causa das férias escolares. 

 

– Este é o mês definitivo para a doação de sangue. A importância desse gesto e a necessidade da participação popular são fundamentais para garantir que pessoas internadas nos hospitais do Rio de Janeiro possam ser atendidas. Todas as ações que fazemos buscam facilitar o acesso e a participação dos doadores e esperamos que, com nossa campanha, isso possa ocorrer – explica o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

 

Para receber os doadores, o Hemorio estabeleceu um protocolo especial de atendimento, visando toda a segurança de doadores e colaboradores durante a coleta, com cadeiras de doação espaçadas, disponibilização de antissépticos para as mãos e intensificação na higienização das superfícies e instrumentos.

 

Ao longo deste mês, pontos de coleta estão instalados em diversos locais do Rio de Janeiro. Barra Shopping, Park Shopping, Via Brasil Shopping, Hospital Municipal Lourenço Jorge e Hospital da Criança são alguns dos espaços que contam com equipes do Hemorio. Para quem for ao próprio instituto, o Hemorio reservou brindes e homenagens pela participação.


   

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais