Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Bombeiros ganham 20 certificações nacionais em provas que avaliam cães de busca e resgate  

Notícias

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Bombeiros ganham 20 certificações nacionais em provas que avaliam cães de busca e resgate  

29 de junho de 2021

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sediou a etapa Sudeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). Delegações de Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal participaram das provas, que avaliaram agilidade, obediência, destreza, independência, objetividade, resistência e faro dos animais. O CBMERJ participou das provas com 12 animais e conquistou 20 certificações básicas e avançadas nas áreas de busca e resgate urbano e rural, adestramento e busca por odor específico. 

 

– O resultado obtido mostra que estamos no caminho certo. Os bombeiros condutores e os cães do canil do CBMERJ estão entre os mais capacitados do país. Estamos prontos para atender a população fluminense com excelência e também auxiliar em ocorrências de grande vulto em outros estados e países, caso sejamos solicitados – afirmou o tenente-coronel Douglas Henault, comandante do 2º GSFMA.

 

Os exames aconteceram no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA), em Magé, na Baixada Fluminense, entre os dias 21 e 25 deste mês. Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e condutor) foram testados em ambientes rurais e urbanos. Áreas verdes, com vegetação fechada, escombros e estruturas colapsadas foram os cenários usados para simular operações de socorro a vítimas.

 

– O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas, bem como soterradas após desabamentos ou deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem – explicou o tenente Pellerano, chefe operacional do canil do CBMERJ.

Cães certificados

 

Atualmente, os cães da corporação têm 25 certificações nacionais e internacionais. O canil conta com 15 animais, sendo 13 aptos ao serviço e dois em treinamento. Ainda filhotes, os animais iniciam uma série de exercícios, com estímulos motores e sensoriais, a fim de despertar aptidões necessárias para atuação no socorro. 

 

– Em campo, eles põem em prática as habilidades adquiridas e sinalizam as vítimas para que o socorro seja realizado sempre no menor tempo possível – disse tenente Fabiana Christina, veterinária do CBMERJ.

 

Fotos: Angela Goes / CBMERJ


   

   

   

   

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais