Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

CIAM Márcia Lyra realizou mais de 20 mil atendimentos a mulheres desde a inauguração

Notícias

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

CIAM Márcia Lyra realizou mais de 20 mil atendimentos a mulheres desde a inauguração

17 de julho de 2021

 

Pioneiro no atendimento às mulheres vítimas da violência, o primeiro Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) Márcia Lyra, completa 20 anos com a marca de 20.704 atendimentos realizados a mulheres vítimas de violência. O espaço pioneiro é uma referência no estado e serviu como modelo para a expansão do programa de atendimento às mulheres da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente são oito centros de atendimento espalhados pelo estado, a maioria deles mantido em parceria entre o Estado e as prefeituras locais.

 

Em 2019, 3.285 casos de mulheres vítimas da violência foram atendidos na rede de Centros de Atendimento à Mulher mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.  Em 2020, ano do início da pandemia, foram 4.795 atendimentos registrados. O crescimento é de 45% em relação a 2019.

 

Os números deste ano, coletados até maio, indicam que a tendência de aumento nos atendimentos se mantém. Apenas até o mês de maio, os equipamentos da secretaria realizaram 4.031 atendimentos de mulheres vítimas de violência. Esse valor já representa 84% do número total de atendimentos feitos em 2020.

 

– Os CEAMs atendem mulheres que estejam vivenciando situações de violências de gênero, majoritariamente violência doméstica, intrafamiliar. O cuidado se dá com o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da cidadania a partir de atendimentos individuais e nos grupos de reflexão, assim como da atuação da rede setorial que é acessada a partir da articulação feita pelas equipes dos nossos serviços, de acordo com a demanda de cada caso – explica Cristina Fernandes, coordenadora do CIAM Márcia Lyra.

 

Os Centros de Atendimento à Mulher (CEAMs) oferecem atendimento psicológico social e acompanhamento jurídico às vítimas de violência física, moral, psicológica, patrimonial e sexual.

 

Entre os centros da rede de acolhimento mantida no estado, o CIAM Márcia Lyra segue entre os recordistas em atendimentos. No último ano, o Centro atendeu a 1.289 casos de mulheres vítimas de violência.

 

O CIAM Marcia Lyra foi inaugurado em 2001, mas apenas no ano seguinte recebeu o nome que homenageia a fonoaudióloga. Márcia foi violentada e assassinada em Santa Teresa no ano 2000, durante um assalto.

 

Além do CIAM Márcia Lyra, no Centro do Rio, há centros de atendimento em Queimados, Itaguaí, Japeri e Nova Iguaçu, na Região Metropolitana, e nos municípios de Natividade e Miguel Pereira, ambos no Centro-Sul Fluminense.

 

O projeto segue em expansão, com a previsão de novas instalações em outras cidades até o fim do ano.

 

– A pandemia do coronavírus impactou nos números de diversas formas, por exemplo, reduzindo a independência financeira de muitas mulheres. Isso por conta do aumento do desemprego e da redução de oportunidades de trabalho – diz Matheus Quintal, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado do Rio.

 

– Sem renda própria, as mulheres têm menos oportunidades para se afastar do agressor, que muitas vezes é o próprio marido ou companheiro. Por outro lado, a crise econômica fez com que muitos maridos passassem mais tempo em casa, o que aumenta o risco para mulheres que têm que conviver com agressores – destaca o secretário.

 

Confira os endereços dos Centros de Atendimento no estado:

 

CIAM Márcia Lyra – Centro do Rio

Endereço: Rua Regente Feijó, n° 15 – Centro

  

CIAM Baixada – Nova Iguaçu

Endereço: Av. Duque Estrada, n° 147 – Alto da Posse

 

CEAM – Queimados

Endereço: Rua Ministro Odilon Braga, n° 26 – Centro

 

CEAM – Itaguaí

Rua General Bocaiúva s/n° Centro

  

CEAM– Natividade

Rua Intendente Frankly Rabello, nº 08 – Sindicato – (Ganha Tempo)

  

CEAM – Japeri

Av. São João Evangelista s/no – Engenheiro Pedreira

 

CEAM – Três Rios

Rua Dr. Vasconcelos, n°87, Centro, Três Rios

 

Casa dos Direitos da Mulher Daniella Perez – Miguel Pereira

Av. General Ferreira do Amaral, 94, no Centro de Miguel Pereira.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais