Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia

Campanha conscientiza cidadão a não faltar atendimento agendado

Notícias

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Campanha conscientiza cidadão a não faltar atendimento agendado

21 de julho de 2021

 

Por meio de uma campanha bem-humorada nas redes sociais, o Detran.RJ pede aos usuários com serviços agendados nos postos do órgão que não deixem de comparecer às unidades nas datas marcadas, ou que desmarquem o atendimento, pelo site ou pelo teleatendimento, em caso de imprevistos. 

Um dos cards para as redes sociais do departamento vai brincar com a imagem de um furão – animal fofo, extrovertido e cheio de energia -, que será usado em uma das artes da campanha, juntamente com a frase “Não seja furão”.  Em outro post, a mensagem será “Não dê bolo”, também em alusão a quem falta ao atendimento. 

Para os serviços de identificação civil, especialmente, o percentual de faltas em junho foi muito alto: 43% dos usuários que agendaram serviços de emissão de carteiras de identidade não compareceram aos postos e não comunicaram ausência, ocupando vagas que poderiam ter sido usadas por outras pessoas que precisam do serviço. 

– Queremos conscientizar o nosso usuário de que, quando ele agenda o atendimento e não comparece, está tirando a vez de outra pessoa que precisa ser atendida. Comparecer ao posto no dia e hora marcados, ou comunicar a desistência, são também exercícios de cidadania – afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Poupa Tempo: 40% de faltas 

De acordo com o levantamento da Diretoria de Identificação Civil, a média de comparecimento é baixa em muitos postos do estado. Nas três agências do Rio Poupa Tempo (Bangu, São João de Meriti e Caxias), em junho, apenas 56% dos usuários agendados foram atendidos. Em média, 40% não apareceram. E, os 4% restantes, não levaram os documentos necessários. 

Em números absolutos, como as três unidades do Rio Poupa Tempo agendam cerca de 3.900 atendimentos por dia, é possível afirmar que, em junho, cerca de 1.700 pessoas deixaram de comparecer aos postos todos os dias, ou 34 mil pessoas durante todo o mês. 

Levando-se em conta todos os postos de identificação civil do estado, é possível afirmar que, em junho último, mais de 75 mil atendimentos deixaram de ser realizados porque os usuários fizeram o agendamento dos serviços e não compareceram – ou seja, 43% do total.  

Postos importantes que registraram alto percentual de não comparecimento: Nova Iguaçu (58% de faltosos); Campo Grande (57%); São João de Meriti (57%), Belford Roxo (52%), e Shopping Boulevard (52%). 

No interior do estado, o problema também se repetiu em Aperibé (78% de faltas), Porciúncula (64%), São Pedro da Aldeia (59%), Carmo (59%), Duas Barras (57%), Paraíba do Sul (56%), Piraí (54%), Maricá (53%), Areal (52%), Rio Bonito (52%), entre outros. 

Habilitação e Veículos 

Nos demais serviços oferecidos pelo Detran, o percentual de faltas é menor, mas também importante, principalmente quando consideramos que a demanda por atendimentos está represada, em função da pandemia da Covid-19. 

Para os serviços de veículos, dos 153,3 mil usuários agendados em maio, 21,6 mil faltaram no dia marcado – o que representa quase 15% do total. Nos serviços de habilitação, o que mais chama a atenção é que das 182,2 mil vagas oferecidas para agendamento, em maio, apenas 137,6 mil foram preenchidas pelos usuários. E 44,5 mil não foram utilizadas (ficaram sem agendamento), embora estejamos em um período de alta demanda. Dos 137,6 mil que agendaram, apenas cerca de 3.500 (menos de 3%) faltaram no dia marcado. 

Para desmarcar ou remarcar algum serviço no Detran.RJ 

O cidadão que não puder comparecer no dia marcado pode cancelar o agendamento no próprio site do Detran ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). Com isso, dará oportunidade a alguém que está precisando com mais urgência. #NãoSejaFurão #NãoDêBolo #CompareçaAoAtendimentoOuDesmarque

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais