Educação Geral Poder Executivo

Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral

Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral 9

Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto “NOVA IGUAÇU” e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral



Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral 10

A coordenadora de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu, Aline Martins, ao lado das cozinheiras Sandra e Daniele, que prepararam pudim com pão dormido e farinha de casca de ovo e cascas de laranjas cristalizadas

 

Criatividade e aproveitamento integral dos alimentos aliado ao bom sabor. Este é o desafio proposto pelo concurso ‘Sabores de Nova Iguaçu’, realizado pelo Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A disputa pelo prêmio de melhor iguaria faz parte da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que acontece na sexta-feira (19), na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O concurso irá eleger as melhores receitas de doces elaborados por representantes de instituições que desenvolvem atividades de segurança alimentar e nutricional. O objetivo é valorizar o papel destas instituições na promoção da alimentação saudável e mobilizar a comunidade para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O vencedor receberá como prêmio uma inscrição para o Workshop de Hambúrguer Gourmet, oferecido pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), no dia 5 de agosto.

“Muitas pessoas desconhecem o valor nutricional de sementes e cascas, e acabam descartando uma importante parte dos alimentos. Este concurso irá ensinar como aproveitá-los da melhor forma possível e mostrar que é possível fazer receitas saborosas com ingredientes que normalmente vão para o lixo”, afirma a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.

Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral 11Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral 12Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral 13

A inscrição deverá ser feita por e-mail (ccmunicipais@gmail.com) até esta quarta-feira, dia 17 de julho. Cada participante poderá inscrever apenas uma receita. O melhor doce será escolhido por um corpo de jurados e também por votação do público presente na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“As receitas receberão notas de 1 a 3 pontos de acordo com a utilização de alimentos regionais, aproveitamento integral dos alimentos utilizados e, claro, o sabor”, explica Aline Martins, coordenadora de Segurança Alimentar da SEMAS. A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Iguaçu acontece na sexta-feira, das 8h às 17h.

O aproveitamento integral de alimentos vem sendo estimulado em todo o mundo, como forma de evitar desperdícios. Os alimentos são desperdiçados de várias formas, desde o processo inicial de produção até à utilização na cozinha de casa. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo não é consumido a cada ano, o que representa 1,3 bilhão de toneladas de legumes, verduras, frutas, leguminosos, grãos e cereais desperdiçados. Os desperdícios cometidos pelos consumidores finais representam 10% do total.

Comentários

Publicidade