Austin Km 32 Poder Executivo Saúde

Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde”

Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde” 9

Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto “NOVA IGUAÇU” e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde”



Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde” 10

Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde” 11

Nova Iguaçu registrou no ano passado, 68 casos de hanseníase. Este ano, até o momento, 60 pacientes estão em tratamento da doença na rede pública de saúde. Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, governo do Estado do Rio de Janeiro, DAHW Brasil e a Novartis Brasil, trouxe para cidade o projeto ‘Roda-Hans – Carreta da Saúde, que estacionou na Via Light, em Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (7), com atendimentos em consultórios itinerantes. Para ampliar os serviços, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade também instalou uma tenda no local, realizando testes rápidos de sífilis, hepatite, glicose e HIV. No primeiro dia foram atendidas mais de 120 pessoas na Carreta da Saúde e realizados 220 testes rápidos.

A aposentada Nair de Oliveira, de 67 anos, foi uma das primeiras a chegar. “Muito importante cuidar da saúde com prevenção. Fiz os exames e deu tudo negativo. Agora é continuar me cuidando”, garante.

Em Nova Iguaçu, o tratamento de hanseníase é realizado no Centro de Saúde Vasco Barcelos, na Clínica da Família Patrícia Marinho, no Jardim Paraíso e na Policlínica Dirceu de Aquino Ramos, em Austin. Já os testes rápidos de sífilis, hepatite, glicose e HIV, em toda rede.

“Essa é uma importante parceria, possibilitando ampliar as ações de prevenção e orientação sobre essa doença em Nova Iguaçu. Além dos atendimentos na Carreta da Saúde, o projeto também está fazendo a capacitação dos profissionais de saúde”, disse o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.

O veículo ficará estacionado na Via Light, altura da rua Arcelino Pereira Neves, no Centro da cidade, próximo ao antigo polo gastronômico, até esta quinta-feira (08). O atendimento acontece das 9h às 17h.

A hanseníase é uma doença crônica que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com manchas ou caroços que são dormentes, não coçam e não doem. É transmitida pelo contato contínuo. O tratamento é gratuito e dura de seis meses a um ano.

Nova Iguaçu participa da “Carreta da Saúde” 12

 

Comentários

Publicidade